sexta-feira, 30 de abril de 2010

Passando a roupa




Para manter um guarda roupa organizado, necessário se faz que as roupas sejam arrumadas observando o mesmo tamanho. Você não precisa ter uma régua para medir, mas pode fazer um gabarito que sirva de medida para as peças dobradas. A medida padrão é 23 x 30 cm. Pode ser de papelão duro, ou um compensado polido. Pode mesmo pegar um nas lojas de roupas masculinas, que acompanham aquelas camisas sociais.
O gabarito evita pilhas de roupas em tamanhos diferentes, aquelas que na hora de pegar uma debaixo, venham todas as outras a baixo.
1. passo - abrir a roupa sobre a tábua de passar a ferro, observando a instrução, no caso de roupas de seda, lã, algodão, linho, encaixando na tábua, para que não amarrote o outro lado ao passar. Faça o mesmo com as mangas, se a tábua tiver espaço apropriado, que chamamos de braço da tábua
2. passo - passe o ferro sobre a parte interna, sobre as mangas, e dobre para passar a parte externa. Passe o colarinho, tomando cuidado com a posição da dobra, e a área dos botões, cobrindo estes com uma pequena colher, para não estragar com o calor.
3. passo - retorne a peça voltada com a face externa para baixo, e estique para tirar algumas dobras.
4. passo - coloque o gabarito, na parte de cima da roupa, posicionando do meio do colarinho para os ombros, deixando a ponta de cima um pouco para fora.  Dobre um lado sobre o gabarito, dobrando as mangas ao meio, quando longas, dobrando mais uma vez ao meio. Por fim, dobre a metade da roupa para baixo por sobre o gabarito. Volte a roupa com a face externa voltada para cima, e então puxe o gabarito. 
A peça estará bem alinhada e certinha.
5. passo - algumas blusas com alças e sem mangas às vezes são mais estreitas do que o próprio gabarito. Pode dobrar ela pela metade, usando o gabarito para ter a mesma altura, colocando as alças para dentro.
6. passo - empilhe as peças por cores, usando o gabarito de cores que postamos em outra ocasião.
7. passo - dentro das cores, há uma graduação de tons. Vá do mais escuro para o mais claro. Hoje é muito comum a existência de blusas com estampas, e elas dificultam a arrumação e podem poluir o visual do armário. Encaixe as blusas estampadas, no nicho em que a cor principal da estampa sobressaia. Isso quebra a monotonia das cores. Caso prefira, deixe uma parte separada só com as peças estampadas, obedecendo aos tons para guardar.

2 comentários:

  1. Sabe qual o meu maior problema? Conseguir manter meu closet arrumado. Toda vez que eu vou sair e preciso de uma produção melhorzinha, meu closet fica de cabeça pra baixo. Pq eu ponho uma blusa, não gosto, ai tiro, não ponho de volta pro lugar e assim vai. Parabéns pelas dicas, vou adotá-las aqui em casa com certeza.

    ResponderExcluir
  2. Aí no dia seguinte você arruma tudo o que bagunçou!!! Boa sorte!!!

    ResponderExcluir

Obrigada e volte sempre!!! bjs