sexta-feira, 23 de abril de 2010

Etiqueta também tem regras - parte 2

Ontem começamos a tratar de um assunto muito importante, por ser ligado ao comportamento humano.
São diversas as situações em que há necessidade de se impor regras sociais ou etiquetas de comportamento.
Essas regras começam dentro de casa, passam pelo trabalho, pela escola,  pelos acontecimentos sociais.
Em casa, a boa educação leva a um bom comportamento familiar, que leva esse comportamento para a escola, e pela vida afora.
As primeiras regras de comportamento devem ser criadas dentro de casa. O fato de se viver num ambiente mais restrito, não isenta ninguém de viver de maneira a obedecer as etiquetas sociais. Porque, na realidade, a própria família é um núcleo social. E esse pequeno núcleo precisa de liderança, como toda e qualquer sociedade. E essa liderança cria direitos e obrigações a serem seguidos. Direitos como ter alimentação, estudo, lazer, higiene, habitação, conforto, e alguns outros que vão se incorporando a esses principais. Mas existe a contrapartida que são as obrigações, que correspondem a uma reação ao direitos as regalias impostas, como respeito às regras, e as pessoas, dedicação, disciplina, ajuda na realização das atividades do lar, solidariedade com o próximo, amor, bom comportamento,bom  resultado no estudo, dentre outras.
Daí chega a fase escolar, uma instituição de ensino, sob a coordenação de uma pessoa ou um grupo de pessoas, que criam regras administrativas e pedagógicas que também devem ser cumpridas, como por exemplo: criar um calendário escolar, fazer um planejamento pedagógico, ter bons professores, capazes de transmitir da melhor forma o ensino e orientação social, manter um ambiente limpo, organizado, com uma equipe preparada para dar apoio a pais e alunos, psicólogos. Em contrapartida, pais e alunos tem a obrigação de pagar a escola em dia, adquirir o material didático exigido pela escola, cobrar o estudo dos alunos nas atividades extra-classe, ajudar a escola, em parceria, no comportamento do aluno, que será absolutamente a base do que essa criança e adolescente representarão quando adultos. Discute-se o fato de que a família acha que cabe a escola o papel de educar, e a escola acha que compete a família. Minha opinião é a de que cabe, tanto a família quanto escola, esse papel.
Nos dois ambientes, o aluno deve ser repreendido por mal comportamento e submetido a algum tipo de "castigo", que logicamente não será bater em ninguém, apesar de achar que uma palmadinha em casa, no momento certo, nas mãos ou no bumbum, não mata ninguém. Mas isso é outra história. Não sei se alguém já leu o texto que já circulou a algum tempo pela internet, sobre "Mães más". Hoje a maneira de educar filhos mudou muito, e acabou com que as crianças e adolescentes confundíssem poder com ser permissível. Assim vemos crianças e jovens fazendo o que acham que devem e bem entendem, até por medo dos pais de agirem com um pouco mais de rigor na educação de seus filhos, impondo limites e dizendo "não" quando necessário.
Dos bancos escolares ou faculdades, passamos para o trabalho. E aí se dão os maiores problemas de relacionamento, porque existe uma disputa muito grande por poder e querer "aparecer". É no mundo corporativo que àqueles que não tiveram uma boa educação, com limites e regras de educação e etiqueta, demonstram o pior lado do seu "eu". Egos inflados, medo de que o colega possa ser melhor visto do que ele mesmo, desrespeito ao trabalho e liberdade do outro, puxando para si como se seu fosse, idéias e resultados positivos. Pisar no outro, passar por cima, exceder na postura, e se usar do hoje tão falado e famoso assédio moral para fazer o que bem acha, procurando maneiras de não ser cobrado, como ameaça a superiores e supervisores. Isso tornou o ambiente corporativo muito difícil. Nele as pessoas passam a maior parte de seu dia, criam vínculos de "amizade", expõem até problemas pessoais, e de repente, isso se volta para você, que acreditou e achou que estava entre pessoas de confiança, tornando o clima muitas vezes insuportável. Outra coisa importante, é que, no ambiente de trabalho existe um código de saber vestir, de como se comportar em reuniões sociais de trabalho, onde tenha bebida no meio. O foco está em que, quando você está entre colegas de trabalho, deve manter-se na sua. Não exagere na bebida, para não falar o que não deve. Não use roupas decotadas ou sexy demais. Lembre que no dia seguinte todos vão estar de volta ao ambiente mais sério, e você vai ter que encarar as gozações.
Nos ambientes sociais, todas as regras de sociabilidade e educação devem estar na ponta da língua.
Não falar alto, não se exceder na bebida, para não dar vexame e sair "vomitando" em todo mundo, ou perturbando a quem pode ser a pessoa que você espera algo, como uma referência de emprego. Pode ser um tiro no pé.
Procure sentar-se sempre ao lado das pessoas que você mais conhece, para não ficar por fora do assunto e se sentir um pouco mais à vontade. Mantenha postura ao sentar ou ao ficar em pé, para não se atirar no recosto do sofá, e colocar o pé sobre a mesinha que está a sua frente. Às vezes dá uma vontade.... mas é absolutamente incorreto. Evite falar mal da festa para os amigos da roda. Todo mundo que faz algum tipo de evento, passa às vezes meses programando o mesmo, usando todas as economias, para reunir os amigos e comemorar qualquer data que considere especial. Ninguém está isento de ter um contratempo, como faltar a luz, começar a chover (a festa foi programada para uma área ao ar livre), quebrar o ar refrigerado. É o fim, mas os anfitriões não tem culpa disso. Eles sempre se esforçam para oferecer o melhor.
Roupas decotadas em festas mais íntimas não são permitidas. Principalmente se você é solteira, e na festa a maioria das pessoas é casada.
Você corre o risco de ser colocada de lado nas conversas. Ouça mais do que fale. Sorria mas não gargalhe muito alto. Só coloque cotovelos sobre a mesa se não estiver comendo. Não palite os dentes. Se achar que há uma folha de salada em seu dente, vá ao banheiro para retirar. Elogie a comida. 
Ligue no dia seguinte para agradecer e parabenizar pelo evento. Com certeza você será dos primeiros a ser convidado no próximo.