segunda-feira, 29 de março de 2010

Equilibrando Casa e Trabalho

Diante da correria do dia-a-dia, do estresse sofrido pela concorrência no trabalho, pelas cobranças de metas e resultados, pela necessidade de ser o melhor, de ter inteligência emocional e profissional, pelo equilíbrio que necessitamos ter junto aos filhos, aos empregados, ao cônjuge, a vida tem se tornado tumultuada, e não sabemos mais quando ela está efetivamente equilibrada. Se alcança o equilíbrio ideal quando nos sentimos tão bem em tempos difíceis quanto nos sentimos quando tudo vai bem.
Dessa forma, a satisfação é completa.
Procure se perguntar o que o/a faz realmente feliz, quais suas prioridades, o que é mais ou menos importante. Viva como se estivesse nascendo, sabendo como gostaria de passar o resto de sua vida. Qual seu sonho, seus valores, analise que você realmente é, como deseja ser lembrado(a). Seja honesto com você mesmo, não viva de aparências. Você não se preocupará em não se esquecer de ser o que está se forçando a ser, e a vida se tornará mais simples.
Avalie seus compromissos, e pese se vale à pena assumir a todos eles, deixando de priorizar seu bem estar, e sua família.
Ninguém consegue fazer tudo ao mesmo tempo, nem somente quando desejamos. Priorize sua agenda, seus compromissos, suas finanças, sem sacrificar seus objetivos. Trace seus objetivos. Trace prioridades.
Família, amigos, trabalho, saúde, e espírito. Desses, somente o trabalho pode ser recuperado. Os demais, se não forem bem tratados, acabam se esvaindo, e se perdendo.
Analise quanto tempo tem dedicado ao seu trabalho. Se você não passa tempo demais conversando com colegas, se não precisa organizar melhor sua agenda (não montar horários com compromissos), suas ligações telefônicas (retorno tem que ser imediato, e com a resposta em mãos), responder seus emails (deixe os pessoais, para abrir em casa, nos momentos de folga, e apague aqueles que forem de propaganda, correntes, ou não lhe interessem.
Cumpra da melhor maneira com o seu trabalho, mas não permita com que ele tome conta de sua vida, de seu tempo. Não adianta querer assumir o que pode ser delegado a outros.
Só faça hora extra se realmente for necessário. Não estenda seu horário, por costume. Lembre que você tem sua casa, seus filhos, sua família, sua academia de ginástica, seu médico, suas contas, enfim, uma vida pessoal que tem que estar tão bem estruturada quanto a profissional. Talvez até mais. Trabalhe com o que você realmente goste. Realize no dia-a-dia, o que lhe dá prazer, e faz você feliz. Deixe um tempo para os filhos, para o supermercado, para organizar suas coisas, para passear.
Ah! E pare para descansar também. Sempre que achar necessário. Relaxe quando achar que precisa. Caminhe, dê um passeio, saia às compras, assista a um filme, leia um livro, durma um pouco. Limpe sua mente.
Não há nada errado em  parar e descansar.
Não diga sim para tudo e todos. Aprenda a dizer não. Cada sim que você dá, diz não a uma coisa que já disse sim.
Organize-se. Não tente agradar ou ser admirado por todos. As pessoas conseguem viver sem você. Seja perfeita dentro de seus limites. Lembre-se: ninguém consegue ser unanimidade!!
Tenha uma agenda para registrar o que você precisa lembrar. Deixe bilhetes em casa, lembrando o que precisa ser feito.
Limite mais suas responsabilidades. Dedique-se mais a família, amigos e lazer.