quinta-feira, 11 de março de 2010

QUARTO - PARTE 4

QUARTO DE HÓSPEDES

Serve para, como o próprio nome diz, hospedar pessoas que venham passar uma temporada em sua casa.
Os pais, um/uma amigo/a, a/o sogra/o, um intercambista, um colega de trabalho. São pessoas que não habitam a residência, não conhecem o costume dos moradores, e, entram de repente na rotina de todos.
A convivência pode ser tranquila, se os hóspedes respeitam as regras da casa e os hábitos de seus donos, ou de repente, se tornar uma grande confusão, caso sejam espaçosos e se sintam tão a vontade que se consideram em suas próprias casas.
E não é raro de acontecer.
O quarto de hóspedes deve ter uma estrutura de modo que não precisem circular ou ficar pedindo tudo o que precisam para conviverem.
Uma cama, ou sofá cama (quando o quarto precisar ser revertido para um gabinete ou sala de estudos), uma cômoda ou armário pequeno para guardar os pertences do novo morador, uma escrivaninha pequena com cadeira de rodinhas, para o caso de o hóspede precisar trabalhar ou estudar, um pequeno frigobar, com água e refrigerante (evita que precise fazer andanças pela casa em momentos que os moradores querem um pouco de intimidade, e uma pequena TV, para que tenha algum tipo de entretenimento.
A limpeza do quarto de hóspedes, quando houver um, tem que ser cuidadosa e de comum acordo com os visitantes, quanto ao horário e o que poderá ser feito. Tarefas podem ser divididas. A visita pode arrumar a cama e suas roupas, e a dona da casa se incumbe de limpar o quarto, e lavar o banheiro.
Pedir sempre que o hóspede guarde suas jóias e dinheiro, se houver terceiros prestando serviços na casa.
Os moradores devem deixar cientes os visitantes, de seus hábitos de higiene e organização.
É necessário deixar lençóis de cama, edredons e toalhas limpas no armário do quarto de hóspedes.
Informar que não é permitido levar alimentos para o quarto, como biscoitos ou pratos de comida.
A convivência pode se tornar muito boa, quando é feito um pacto tácito de bom relacionamento e respeito ao espaço de cada um.