terça-feira, 20 de dezembro de 2016

        COMO ARRUMAR SEU QUARTO

O tema veio por causa de uma conversa entre amigas, em que falávamos sobre organizar nossas casas, arrumar as coisas, lavar louças, dentre outros assuntos ditos cri-cri (criados e crianças).
Acho que naquele grupo, até me senti meio ET, posto que o parecer emitido pela maioria delas é que já não davam mais importância para isso, pois tinham outros afazeres a se preocupar, que hoje viviam mais suas vidas, que já tinham filhos criados, que tinham "empregadas" que limpavam suas casas e a elas entregavam a arrumação de suas coisas. Literalmente não estavam mais nem aí pro serviço de casa. 
Ah, e complementando diziam: eu que não vou estragar minhas mãos, minhas unhas, e minha "beleza"..
Que bom que as amigas ainda tem as "empregadas", e que podem confiar seus pertences a elas para serem arrumadas.
Hoje é tão difícil.
Eu mesma tive uma secretaria em casa que era como um membro da família. Mas minhas coisas, de meu ex marido, de meus filhos, cama, mesa e banho, sempre gostei de arrumar do meu jeito, e desse modo, saber o que eu tinha.
Hoje ela virou diarista, e eu continuo a arrumar tudo. Não deixo, nem nunca deixei louça na pia. Nunca deixei minha cama desarrumada, roupas jogadas no chão, sapatos e bolsas deixados em qualquer lugar na casa. Mesmo com meus filhos pequenos, sempre me preocupei em guardar suas coisas, e não dormia se tivesse um brinquedo no chão, ou um copo espalhado pela casa.
Também não conseguia dormir se o lençol da minha cama não estivesse esticadinho, e sempre limpo e cheiroso.
Ainda sou assim. Vivo, uso minha casa, mas não sei viver em meio a bagunça e desarrumação. 
Detesto mal cheiro nos ambientes. Tenho 2 cachorros, e mesmo assim, minha ninguém que entra lá jamais me disse que minha casa estivesse com mau cheiro. Por isso eles tomam 2 banhos semanais.
Mas o que mais me causou espanto, foi saber que o próprio quarto, o ambiente mais íntimo, e que deveria ser o mais confortável (não pelo mobiliário, ou o colchão king size), mas pelo fato de se deixar as coisas jogadas, não se sabendo sequer o que tem. 
E a conservação é um processo tão simples, se feita diariamente, que logo torna-se um costume, e acaba sendo estendido pra todos os ambientes da casa.
Dicas básicas para manter seu quarto limpo e organizado.
- abra sempre as janelas pra refrescar e tirar o mau cheiro que fica as vezes até de calçados e roupas suadas;
- varra e passe um pano com um detergente suave, pra ficar o cheirinho da limpeza; (se você tem secretária, ela pode fazer isso diariamente)
- troque o lençol da cama uma ou duas vezes por semana;
- coloque os travesseiros pra pegar um vento. Se possível, o colchão também. (pelo menos uma vez por mês).
- lave o banheiro diariamente, principalmente o vaso sanitário e o box (muitos banheiros exalam cheiro de urina, por não serem limpos corretamente);
- troque também as toalhas e os pisos, sempre que trocar os lençóis. (eleja os dias pra isso).
- mantenha no quarto ou no banheiro um cesto para roupas sujas, e uma lixeira (recolha o lixo diariamente). 
- procure não comer no quarto. Atrai insetos.
- passe um pano com detergente específico para móveis e prateleiras;
- limpe os espelhos e vidros;
- limpe o armário ou closet uma vez por mês, passando detergente suave, um inseticida leve, e utilizando posteriormente um desodorizador de roupas;
- arrume as roupas separando por cores. Facilita demais encontrar as peças, e deixa o armário com um visual maravilhoso;
- procure usar caixas organizadoras para acessórios, bijuterias, cintos, calcinhas, sutiãs, meias, documentos. Etiquete-as para saber o que tem dentro de cada uma delas.

Esse processo inicialmente parece chato e cansativo. Mas com o tempo você só precisará fazer a manutenção.