quinta-feira, 18 de março de 2010

Dicas Importantes

O ponto importante da organização é ganhar tempo, espaço e qualidade de vida, para poder se dedicar às pessoas e coisas que realmente importam.
Manter a arrumação e organização, evita que você perca tempo procurando objetos, documentos, e permite que se livre do estresse.
Todo dia é dia de começar o processo de organização. Não adianta querer fazer tudo de uma vez. Um ambiente de cada vez dá mais motivação, quando vemos o resultado obtido. Dá gosto e gera satisfação pessoal. Mesmo que você tenha alguém para fazer por você, procure estar presente e ajude. Você vai descobrir coisas que estão guardadas a tempo, ou que você julgava perdidas.
Paciência e vontade são os requisitos básicos. E sinta firmeza no que vai fazer. Você possivelmente terá que se livrar de coisas, objetos, roupas, eletrônicos, eletrodomésticos, coisas que o apego muitas vezes torna muito difícil nessa árdua tarefa.
PRATIQUE O DESAPEGO - lembre: você poderá estar abrindo espaço para coisas boas, e novas lembranças.
A recompensa desse trabalho, como de todos os outros, é ver o resultado. A satisfação está em reconhecer que se mantiver organizado seu espaço, seja sua casa, seu trabalho, você ganhará tempo para praticar ou fazer, tudo que você adia, por falta de tempo. As facilidades são automáticas.
Programe o que você quer fazer:
- organizar seus armários pessoais, para conseguir escolher suas roupas e sapatos mais depressa, e se vestir mais rapidamente;
- agendar todos os seus compromissos - evita que você esqueça datas e tarefas importantes;
- deixe suas contas e documentos importantes em lugar de visibilidade - evita que você pague juros, ou perca prazos importantes;

Por onde começar?
Pense qual o lugar que você costuma passar a maior parte do tempo?
Qual o ambiente que você evita até olhar, de tão bagunçado que está?
Comece separando o que está poluindo o ambiente, ou atravancando espaços
Separe o que é lixo, do que é necessário.
Lixo jogue fora. O "necessário" deve ser reavaliado (É usado? - é muito importante? - posso dar? - está com defeito? - dá para vender?)
Preciso guardar esse papel? Vou ter tempo de ler isso?

Separe
Roupas e acessórios
Móveis
Objetos de decoração
Utensílios de cozinha
Brinquedos
Livros, CDs e DVDs

Recicle

Venda