domingo, 30 de maio de 2010

Visual adequado para qualquer ocasião

Quando somos convidados para um evento, ou mesmo no dia-a-dia, o processo de escolher qual a roupa adequada para aquela ocasião sempre se torna duvidoso.
A melhor maneira de escolher uma roupa para usar, é usando a coerência e o bom senso.
Para algumas pessoas a roupa é uma espécie de fantasia. É como se alguém quisesse interpretar um papel novo a cada dia. Obviamente que isso não pode acontecer em todas as ocasiões.
A moda hoje está bem versátil, menos rigorosa. E dá para dizer que vale quase tudo. Há inúmeras tendências e estilos, e você pode escolher aquela que lhe cai melhor. Você não é obrigada a seguir o modelo das passarelas, mas o que melhor se adapta ao seu corpo e ao seu estilo.
Uma pessoa elegante chama a atenção sem que ninguém saiba dizer ao certo porquê.
Para facilitar a escolha de roupas, existem alguns trajes que são mais ou menos padronizados.
Para homens:
Esporte: camisa sem gravata ou suéter de malha
Passeio:  terno (para pessoas mais formais) ou calça clara com Blazer escuro, com gravata (para os mais informais). Até às 18 horas, cores claras, como bege ou cinza. A partir daí, só preto e azul marinho.
O grafite é uma boa opção para todas as ocasiões.
Passeio completo: terno escuro com camisa branca e uma gravata superdiscreta.
Black tie: smoking. Summer só se estiver um dia muito quente, em pleno verão e numa festa ao ar livre. E gravatas e faixas sempre pretas. Qualquer variação pode ser perigosa.
Gala: smoking ou casaca

Para mulheres: 
Esporte: calça comprida, pantalonas, conjuntos de saia e blusa.
Passeio: vestidos, tailler, sapatos escarpim de salto médio, bolsa pequena.
Recepção: os mesmo do traje passeio, só que confeccionados com tecidos mais nobres, como crepe, tafetá, veludo, jérsei, organza e brocados. Aqui. pode ser usado enfeites de cabeça.
Black tie: vestidos e mais sofisticação. Valem os bordados com pedrarias, e o lamê. Pantalonas largas com tecidos nobres e transparências também podem ser usadas.
Gala: vestido longo, com a bainha abaixo do tornozelo: pode até ser uma pequena cauda, conforme o grau de formalidade da ocasião. Conjunto de saia e blusa para noites de gala é considerado incorreto, por mais longo e bordado que seja.
O dia-a-dia não exige trajes determinados, mas é bom não exagerar e seguir algumas regrinhas para não correr riscos:
- prefira roupas de caimento normal, nem muito folgadas, nem muito justas. Roupa colada só para quem está com corpo muito em cima;
- roupas lisas são melhores que estampadas e combinam mais facilmente entre si. Só use estampas grandes se tiver mais do que 1.65 mts de altura.
- tons pastéis são sempre mais agradáveis que cores berrantes e enfeitam muito, além de rejuvenescer.
- branco, preto e bege são sempre muito elegantes e chiques.
- não precisa ter uma variedade de sapatos. O básico é ter um par das principais cores: preto, marrom, azul marinho e bege, com variações de saltos. Hoje em dia, pode ter também um de cor, que combine com a maioria das peças que você tem guardadas no armário.
Para os homens, preto e marrom são suficientes.
Quem tem que ser sensual é você e não a roupa. A roupa deve ser um instrumento para provocar a imaginação, e não os sentidos.

Objetos pessoais

Tudo que é usado regularmente, precisa ser limpo regularmente.
Dicas de limpeza:

Pincéis e acessórios de maquiagem:

Quando usamos pincéis de maquiagem, em função do uso constante, eles ficam sujos por bactérias que podem causar erupções na pele e ainda estragar a maquiagem.
A limpeza freqüente evita o acúmulo de sujeira e bactérias e garante uma aplicação mais uniforme da maquiagem., prolongando ainda a vida útil dos pincéis.
Lave-os pelo menos uma vez por mês, mesmo que você não os tenha usado.
Para limpar os mesmos, você precisa ter em mãos água corrente, shampoo suave e condicionador de cabelos.
Molhe os pincéis e esponjas em água corrente morna (pode ser no banho, debaixo do chuveiro, passando o shampoo, efregando delicadamente com as mãos até formar uma espuma, forçando a espuma a entrar entre as cerdas.
Enxagüe com água corrente fria. Repita a operação. Na lavagem final, jogue condicionador de cabelos e passe suavemente sobre as cerdas dos pincéis ou esponjas.
Passe novamente debaixo da água corrente, e coloque para secar, espremendo delicadamente as certas ou espumas para voltar a posição normal.
Esponjas reutilizáveis deve ser lavada toda semana. Sugestão: usar esponjas descartáveis.
Aplicadores de sobra para os olhos: mesmo processo das esponjas reutilizáveis. Sugestão - usar descartáveis.
Esponja de pó de arroz ou pó compacto: obedece o mesmo processo das duas acima. Guarde sempre na embalagem de plástico que vem junto com o pó compacto, pois evita que o óleo da pele impregne na superfície do pó.
Curvador de cílios: limpe as peças de metal com um chumaço de algodão embebido em removedor de maquiagem. Substitua-as sempre que necessário.
Esponjas de banho: pelo menos uma vez por semana coloque-as para lavar dentro da máquina de lavar roupa, as espumas de material sintético e lave-as com água quente.
Buchas: Enxágue sempre com água quente, para eliminar células mortas da pele e desenvolvimento de bactérias. Sacuda-as para tirar o excesso de água e pendure-as para secar ao sol.

Acessórios de Cabelos:

Cuidar bem de suas escovas e outro acessórios usados para cuidar dos cabelos, ajuda a prolongar sua vida e faz com que fiquem mais eficientes.
Dicas
Você vai precisar de detergente líquido de lavar louça e uma escova de dentes ou de limpeza reservada para essa faxina das escovas.
Toda vez que usá-las ou pelo menos uma vez por semana, use um pente ou objeto pontudo tipo garfo, para limpar os fios de cabelos que ficam presos às cerdas. Repita a limpeza em todas as direções até eliminar o último final de cabelo. Use outra escova para limpar aquela poeirinha branca que fica entre os buracos em que as cerdas se encaixam.
Mais ou menos uma vez por mês lave as escovas, e com mais frequência, se você usa com frequência gel, mousse, ou laquê.
O processo de lavagem se dá da seguinte forma: encha a pia com água morna e acrescente uma ou duas gotas de detergente líquido de lavar louça e agite a água para fazer espuma.
Limpe primeiro a escova à seco, como de costume, depois mergulhe a escova de dentes ou de limpeza na espuma de sabão e esfregue delicadamente as cerdas de sua escova de cabelos, indo da almofada para ponta.
Limpe a superfície com esfregadas leves.
Enxagüe rapidamente a escova em água fria corrente, com o cabo apontado para cima, para evitar que a água entre pelos orifícios da cerda.
Sacuda delicadamente para remover o excesso de umidade e deixe secar ao sol.

Limpador de secador de cabelos:

Com o tempo, fiapos e sujeiras ficam no seu secador, o que pode levá-lo a ficar superaquecido e/ou prejudicar seu funcionamento.
Se você usa o secador diariamente, limpe pelo menos uma vez por mês.
Tire o secador da tomada, gire a grade de plástico que cobre o fundo do secador e remova a tela que fica embaixo.
Use uma escova de dentes macia para retirar o pó e os fios que se juntaram na tela.
Amanhã damos continuidade ao assunto.