segunda-feira, 22 de março de 2010

Entrevista Marci Pereira - Arquiteta

Gina -  Como Arquiteta, você tem que trabalhar com espaços e volumes. Qual a maior dificuldade que você encontra, junto aos clientes, para o desenvolvimento de seus projetos, quando se trata de espaços para guardar "acumulados", que podem ser objetos e coisas que são importantes mais pelo valor sentimental, do que pela real utilidade?
Marci - As dificldades sempre existem, mas eu trabalho sempre assim:visitando o cliente no seu espaço de moradia ou trabalho se for o caso,para saber o seu estilo e o que realmente ele pretende levar para este novo espaço.Procuro ver seus pontos fracos , focando-o, com perguntas sobre o que ele não abre mão de ter exposto ou não. Fico muitas vezes até constrangida , mas tenho que entrar na intimidade das pessoas, por isso acho que o papel de um arquiteto tem que ser imensamente discutido entre os membros da famiia, para que ele não se torne um intruso no seu lar.Mas os melhores resultados são quando há intimidade entre as partes envolvidas.


Gina - Como agir nesse caso, principalmentre quando as áreas de unidades habitacionais são cada vez menores?
Marci - Procuro colocar bastante armários, e sugiro tbm que a arrumação seja adequada para cada tipo de situação, não misturando as coisas, tipo remédios com sapatos ,por exemplo....

Gina -  Qual a sugestão para os clientes que possuem o problema da "desorganização", como arquiteta?Marci - Acho que este problema, está sempre na cabeça do desorganizado. Como me organizar? Não sei fazer isto... Eu sempre procuro na entrega de meus trabalhos dar as minhas sugestões de arrumação,até arrumo para cliente, mas depois de um tempo , volto lá e lá está tudo fora do lugar....(secretárias)

Gina - Seus clientes costumam definir o quanto eles precisam de espaço para organizar seus pertences, seja objetos de decoração, sejam louças, roupas, sapatos, etc., ou você define aleatóriamente, em função do espaço apresentado por m²?
Marci - Eles até que procuram, mas não conseguem visualizar, e é por isto que eu procuro saber tudo o que ele tem , e o quanto ainda vai ter, tipo sapatos de mulher, às vzs elas dizem que tem 40 e na hora da entrega já tem 50, e onde colocá-los?.....è claro que milagre eu não posso fazer, e por isso sempre faço um cálculo para maior com os armários.

Gina - Em qual ambiente da casa você encontra o maior problema para dividir armários (quartos de casal, adolescentes, crianças, salas, gabinetes ou cozinha)?
Marci - Quartos de casal, sem dúvida... ,mas cozinha e área de serviço tbm, nem sempre o cliente diz que tem uma série de coisas e q concerteza vai entulhar, tipo isopores, camburões de água mineral, etc...

Gina - Em seus anos de experiência no mercado, como você vê a entrada da CADA COISA EM SEU LUGAR?
Marci - Achei ótima, pois aqui ainda não tinha pessoas que fizessem isso de maneira profissional, e eu acho que os meus clientes só vão ter aganhar com este novo método de organizar a sua casa ou escritório.

Gina - Você indicaria nossa empresa a um cliente? Por que?
Marci - Porque tenho certeza que o resultado final do nosso trabalho será melhor, já que tive esta experiência com uma cliente e que foi muito satisfatório . Surpreendente foi ver a rapidez com que foi feito este trabalho que todos nós sabemos que é muito exaustivo.
O nosso cliente vai ter dentro da sua casa ,um aliado para de ensinar sua empregada a manter as suas coisas nos seus devidos lugares.

Marci Pereira tem _50__ anos, é Arquiteta, formada pela UFPA desde 1982.
É sócia da empresa _m2p arquitetura e engenharia e seu escritório funciona à Av. Governador José Malcher 168 sala 118.
email- arquitetura@m2p.com.br