domingo, 23 de maio de 2010

Trabalhando em casa.

Trabalhar em casa pode ter desafios. Há o desafio de trabalhar sozinho, e ainda há o desafio de se distrair, por causa de latidos de animais de estimação, crianças, empregados domésticos, uma chamada telefônica pessoal, e outras razões.
Trabalhar em casa fica mais fácil quando bem gerenciado e organizado for seu espaço.
Trabalhar sozinho não significa que você tem que estar só.
Planeje sair todos os dias, mesmo que seja para uma caminhada, para academia, para correr.
Mantenha contato com seus amigos de trabalho por telefone ou por email.
Cadastre-se em uma associação ligada a sua profissão, ou um grupo comunitário.
Esta é uma boa maneira de aumentar sua rede de contatos e conseguir novos clientes e outros empreendedores da meio.
Encontre-se com amigos para um almoço ou um happy hour de vez em quando, ou leve um cliente para almoçar.
O principal desafio das pessoas que tem seu trabalho com base em sua casa, é saber separar o pessoal do profissional, física e mentalmente.
Primeiro separe os papéis (documentos) pessoais dos profissionais.
Se tiver que usar o mesmo espaço para trabalhar, use pelo menos armários diferentes para guardar documentos e as parafernálias do escritório.
Torne o espaço eficiente e funcional, onde você sinta prazer em trabalhar, durante aquelas horas do dia.
Defina horário para o trabalho, para não acabar refém dele. Inclusive para receber clientes em sua casa.
Feche a porta para que você seja importunado o menos possível durante aquele período.
No final do dia desligue seu computador e feche a porta.
Não atenda ligações de trabalho fora de hora (acaba sendo difícil - mas lembre-se que temos que aprender a dizer não). Não responda também a emails de trabalho.
Contrate ajuda caso seja necessário. 
Tenha cestos de lixo para recolher o lixo gerado.
Cuide para que uma terceira pessoa faça a limpeza do espaço, para que você não precise se envolver em outros serviços administrativos.
Se as finanças estiverem limitadas, peça a  um de seus filhos para ajudar na tarefa, pagando alguma coisa para eles.
Certifique-se que se "home office" tem uma imagem profissional.
No caso de você receber clientes em casa, todo o espaço a ser por ele percorrido (da porta de entrada ao gabinete) deve estar limpo e arrumado.
Caso você não tenha um espaço que seja agradável para receber pessoas, marque reuniões fora de casa.
Se você gasta muito de seu tempo lendo e respondendo a emails substitua por mensagens de voz ou adquira uma linha telefônica específica para trabalhar.
Quando responder ao telefone, responda com uma resposta profissional.
Cite o nome de sua empresa (se houver), e pergunte sempre em que você pode ajudar. Ouça todos os questionamentos do cliente..
Lembre-se: o cliente é o foco de seu trabalho. Faça o melhor por ele. Dê o melhor de si.