segunda-feira, 17 de maio de 2010

Retirando manchas.

A conservação de roupas, lençóis, toalhas, pisos, jogos americanos, toalhas de mesa, guardanapos, mantas, tecidos dos sofás e cadeiras, cortinas, enfim, todo e qualquer peça que envolva tecidos de qualquer material, precisa ser constante e cuidadosa, pois do contrário, podem ser perdidas quando não tratadas da maneira correta.
A existência no mercado de inúmeros produtos de limpeza facilitam esse processo, pois estão cada vez mais bem quimicamente preparados.
Deixamos aqui algumas dicas para eliminar manchas, tornando mais longo o tempo de uso de seus pertences.

Algumas dicas para eliminar manchas rapidamente:

1. Quanto mais rápido melhor. Trate da mancha logo que ela apareça.

2. Não lave a roupa antes de tratar da mancha.

3. Identifique do que a mancha é feita e o tipo de tecido em que ela se encontra.

4. Procure analisar o problema com calma. Em princípio não use água quente, secador de cabelos ou ferro elétrico em manchas. Temperatura alta às vezes fixa alguns tipos de manchas.

5. Siga sempre as recomendações escritas nas etiquetas e nas embalagens de detergentes e removedores.
Teste o removedor ou qualquer outra fórmula usada para tirar a mancha, num pedaço do tecido (que não seja visível quando em uso) para saber se não vai estragar o pano. Coloque (se possível)  um pano grosso limpo e seco do outro lado do tecido, para que não deixe passar líquidos para outras partes da peça.

6. Retire o máximo de material da mancha (raspando com espátula de plástico, pinçando com papel absorvente, etc.), antes de começar a limpá-la.

7. Seja cuidadoso(a) para não aprofundar a mancha (esfregando fortemente, raspando com objeto cortante, etc...), ou danificar o material manchado.

8. Trabalhe limpando sempre das bordas em direção ao centro, assim você não  espalhará a mancha.

Atenção - Antes de aplicar qualquer produto ou detergente, verifique sempre as etiquetas de instrução na parte interna das roupas.