sexta-feira, 2 de abril de 2010

Papéis

Documentos e papéis são constantes na vida moderna. Mesmo com a praticidade da internet, costumamos receber todo tipo de papelada e documento, que a maioria das vezes é somente um monte de lixo, pois nada nos interessa: flyer de propaganda, encarte de jornal, revistas de lojas, contas, catálogos, cartas, bilhetes, listas, enfim, um monte de papel de todo tipo, que por vezes, nem sequer lemos, amassamos e jogamos fora.
Um verdadeiro desperdício de papel, um estrago contra a natureza e um bom motivo para se criar uma bagunça.
Aí vem a pergunta:  o que manter e como organizar a papelada? Como e onde arquivar tudo?
Primeiro, recolha todos os papéis que encontrar pelos compartimentos, seja da casa, seja do escritório, para começar o processo de seleção.
Priorize os que tem importância. Os de propaganda, a não ser que você tenha muito interesse em guardar, jogue fora no lixo, ou separe para doar a empresas de reciclagem.
Após separar os importantes, divida por categoria: projetos (pessoais, empresariais), finanças (contas, recibos) e prazos (documentos que possuem vencimento).
Compre uma pasta catálogo e aproveite cada divisão para um tipo de conta, já paga e documentos que você tem que guardar por determinado prazo, como impostos, comprovante de pagamento de mensalidade escolar, cartão de crédito, dentre outros.
Não há necessidade de se manter arquivado: canhotos de cheques, após conferidos com o extrato bancário, extrato bancário, após conferência, faturas de compras, após ter o recibo de quitação, faturas de cartão de crédito (mantenha somente os do ano arquivados).
Numa outra pasta, coloque por data de vencimento os contas a pagar, assim você não perde nunca o prazo e deixa de pagar juros por atraso no pagamento. Diariamente você pega somente os documentos que vencem no dia.
Etiquete cada divisória da pasta com a palavra que define o papel que você vai arquivar ali:
exemplo: energia elétrica, telefone fixo, telefone celular, dentre outros.
Documentos importantes como certidões de nascimento e casamento, escrituras, títulos de clube, precisam estar bem guardados, e se puder, plastifique, para que não se deteriorem com   o tempo.
Categorias de documentos:
Seguros: carro, vida, casa, escritório;
Plano de Saúde
Finanças: contas bancárias, cartões de crédito, aplicações, habitação e hipoteca, carro.
Propriedade: todos os recibos que comprovem obras e reformas, decoração, objetos de valor, manuais e recibos de equipamentos eletrônicos, recibos de oficinas, etc..
Impostos: IR, INSS, FGTS, IPVA, IPTU, enfim, todos os recibos do ano em curso.
Tarifas diversas: condomínio, água, luz, telefone, tv a cabo, internet, etc...
Registros médicos: exames, receitas, recibos
Veterinário: recibos de banhos e tosas, compras de ração, veterinário, receitas, etc..
Dica: prepare uma planilha de vencimentos mensais, assim você pode fazer um comparativo de suas despesas.




"A história poderá ser esquecida durante algum tempo, porém nunca será apagada!