domingo, 2 de maio de 2010

Usando a internet

A Internet hoje é usada mundialmente para todo tipo de situação: pesquisa, trabalho, relacionamento, estudo, conhecimento, enfim, diversas situações que podem tanto ajudar como prejudicar a vida de pessoas, negócios e outras coisas.
A exposição é instantânea. Em segundos, milhares de pessoas estão sabendo o que acontece do outro lado do planeta.
Por isso, todo cuidado é pouco ao usar a Internet. Uma pequena situação que você coloque, tipo um  comentário, pode depor contra você.
Existem diversas situações que comprovam isso. Fotos, artigos, conversas de mensagem instantânea, enfim são inúmeros os casos que ocorrem a cada dia.
Apesar da democracia da informática, que dá acesso a todos, sem exceção, desconsiderando opção sexual, cor, religião, entre outros itens segregadores, ainda há quem tenha a petulância de fazer esse tipo de discriminação.
Dia desses, navegando por sites análogos a assuntos de minha área de trabalho, deparei com um em que uma pessoa (mulher), postava em seu blog que a Internet deveria ser dividida em 1.0 e outras menos favorecidas, uma vez que os mais antigos em acesso tivessem regalia contra os mais novos (sites), que atrapalhavam o acesso na procura do google, deixando de entrar em site melhores, se colococando na condição de 1.0 e criticando outros blogs mais novos que tratassem do mesmo assunto que o seu.
Esse tipo de gente que se acha, deveria era ser bloqueada dos acessos, posto que divulga a prepotência e a discriminação.
Ora, todos tem direito constitucional a liberdade de expressão. 
Ninguém é obrigado a ter formação para postar. Desconheço qualquer tipo de regra que obrigue a saber escrever certo, discernir com perfeição sobre temas ou qualquer outra coisa. Fala-se sobre tudo nesse mundo virtual. Sexo, pornografia, política, pedofilia, guerras, paz, tragédias, invenções, curas de doenças, medicina, direito, português, como se mata, como se rouba, como se faz contrabando, como se faz tráfico de drogas....
Agora leio o que quero, o que vai de encontro  as minhas necessidades, a minha busca de conhecimento e informação. Ninguém é obrigado a ler a tudo o que se agrega todos os dias na Internet. Até porque seria simplesmente impossível.
Por isso, é lamentável esse tipo de postura. 
Sugiro a autora do blog, que mantenha dando informações em seu site, e faça críticas pessoais a ele. Faça as críticas que achar que deve nos assuntos que você não tolera em outros blogs, mas o mundo evoluiu, as pessoas tem acesso e liberdade, de como você, como eu e como qualquer outro jornalista, político, ator e outros, usar esse tipo de comunicação, se responsabilizando pelo que escreve, pelas repercussões do que as palavras colocadas podem gerar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada e volte sempre!!! bjs