sábado, 27 de março de 2010

Coleções

Dentre as várias coisas que guardamos durante a vida, há algumas que realmente mantemos com "amor", ou porque nos foram presenteadas por alguém especial, ou porque nos trazem recordações tão boas, que elas representam fisicamente algo que passou e não queremos que se perca no tempo e no espaço. Há também as que guardamos por prazer, como Hobby.
O fato é que, quando os objetos começam a ser repetidos, variando em cores, na arte, eles viram objetos de coleção.
Eu, por exemplo, adoro colecionar caixas de fósforo que recolho durante viagens, seja dos hotéis em que me hospedo, seja de restaurantes, de museus, enfim, já tenho um bom número delas, guardadas em um recipiente de vidro, que deixo no aparador de minha sala. Já faz parte da decoração. 
No relato postado ontem, Marcela informa sobre sua coleção de Coca-Cola. Sim, há copos diversos, garrafas de Coca cheias, compradas em diferentes países, latas vazias de vários modelos, garrafas decorativas, compradas em lojas diversas, placas, etc, tudo da Coca-Cola. É uma fissura, e a coleção é mantida intocável. Só se pega nela, quando precisa limpar o lugar. E nem pense em "jogar fora". 
Pois é, às vezes a casa é do ferreiro, e o espeto é de pau. A coleção da Marcela está lá. Na íntegra.
Conheço pessoas que colecionam rolhas de vinho, e hoje em dia, com a febre de enólogos, e confrarias de vinho, não é raro se encontrar esse tipo de coleção.
Outros colecionam selos, outros notas de dinheiro e moedas antigas, tampas de refrigerante,  óculos, relógios, sapatos, folders de viagem, tickets de teatro, bilhetes de passagens aéreas, papéis de bombons, papéis de carta, cartas, fotografias, figurinhas, revistas (desde 1982 tenho todas as edições da Revista Cláudia Cozinha, que mandei encadernar como se fossem vários livros, guardadas em um armário da cozinha. Já pensei até em vender, mas não tive coragem), bolinhas de gude (petecas), miniaturas de aviões e carros, miniaturas de vasos de porcelana de vários tamanhos, garrafas diversas, enfim, há uma quantidade muito grande de paixões que somente quem possui sabe o valor que tem. E não é o valor pecuniário não. É um valor sentimental mesmo, de apego. É como ter um animal de estimação.
Conheci uma pessoa que guardava jornais velhos e sacos e sacolas de todos os tipos. Nunca entendi para que. Passou a ser um entulho, nos armários e cantos da casa. Ajudei essa pessoa a se desfazer desse hábito e arrumei tudo. Na realidade, joguei no lixo, restando algumas sacolas melhores, para utilização numa eventualidade. Não sei se o hábito voltou, pois já faz algum tempo que não falo com ela.
Algumas coleções são tão bonitas e originais que merecem um lugar especial e podem servir de objeto de decoração, como pratos antigos, miniaturas, selos e moedas (em quadros), garrafas coloridas, dentre outras. Mas há coleções que precisam estar guardadas em um lugar fechado, dentro de caixas, como papéis, tickets, tudo o que precise ser empilhado, pois do contrário, deixa um visual muito bagunçado.
Algumas coisas podem ser tiradas fotografias e jogadas fora, como trabalhos de colégio de filhos pequenos, roupas de festas a fantasia, dentre outras coisas.
As coleções talvez sejam o maior problema dos profissionais da área de arquitetura e design, e dos organizadores.