sexta-feira, 7 de maio de 2010

Arrumando fotografias

Graças ao advento do mundo digital, muitas coisas se tornaram mais fáceis, como colecionar cartas, documentos antigos, fotografias.
Basta scannear, salvando no disco rígido do computador, em pasta específica ou em pequenos drivers, como os pen-drivers, cada vez menores, ou em CDs.
O fato é que ficou bem mais prático e eficiente. 
Claro que há um problema sério: o risco de dar um bug no computador, tipo vírus, ter o pen-drive roubado, daí se perde tudo. Para manter esse tipo de arquivo, é importante que se tenha back up de tudo o que você considerar importante: um trabalho que tenha que apresentar, uma proposta importante, emails contendo informações necessárias, fotos familiares e de eventos marcantes, dentre outros e guardar bem guardado. E fazer constantemente uma atualização desses back up.
Mas há algumas coisas que realmente ainda preferimos ter impressos, pois remontam a uma história, um passado que não dá para ser apagado.

E aí que entram as fotografias. Quem não as tem? Aquelas que vinham primeiro em um binóculo pequeno, depois as da máquina polaroid, as descartáveis, as com filme em preto e branco, os filmes coloridos. Uma coleção não é mesmo. Algumas já se apagando, outras grudadas no plástico de cola do álbum. Fotografia é sempre uma recordação real. Parece que os momentos sempre vem a mente. 

Mas ninguém quer se desvencilhar delas. Algumas rasgamos a parte que nos incomoda, a que o rosto não está depondo a favor... queremos sempre estar bem na foto.
 É hora de arrumar aquele monte de fotos soltas, colocá-las em álbuns mais variados, tipo scrapbook e ir relembrando a cada colagem.
Dá para fazer do jeito que a gente quer. Com a nossa cara. Por períodos, por eventos, por momentos passados. 
 colagem de fotos é um trabalho de paciência. Separar e colar. Restaurar algumas.
Mas vale a pena, pois a história fica registrada como num livro.
Há sites específicos que transformam isso em álbuns. Vale a pena consultar.
Você escolhe as fotos, escaneia, transmite por email, e eles mandam o álbum montado. A um preço bem razoável.