quinta-feira, 8 de abril de 2010

Arrumando o armário

Arrumar o armário é uma tarefa não muito fácil, posto que há uma quantidade variável de artigos a serem guardados, sem que isso interfira no visual e na facilidade de localizar os itens necessários.
Primeiro tire tudo de dentro. Limpe com produto compatível com o material do móvel, e deixe as portas abertas para tomar um ar.
Após estar seco, comece separando tudo o que vai voltar, retirando o que pode ser doado, o que vai para o lixo, e o que precisa ser consertado antes.
Separe roupas de estação, roupas sociais das esportivas, peças íntimas (cuecas, meias, calcinhas), roupas de academia, sapatos sociais e diário, de tênis e rasteiras.
Roupas de inverno, como lã, malha, moletom devem ser dobradas, após lavadas e bem secas, em prateleiras mais altas, após passada a estação.
A melhor maneira de arrumar as roupas é separando por cores. É prático e facilita localizar a peça desejada.
Se não tiver espaço para separar roupas sociais das do dia a dia, pode misturar, sempre observando as cores, para facilitar.
Pendure vestidos, calças, camisas sociais de mangas longas e curtas em cabides, deixando um espaço entre elas, para não amarrotar. Compre cabides do mesmo tamanho e da mesma cor para ficar uniforme. 
Arrume no malas na parte de cima do armários, colocando uma dentro da outra, para aproveitar espaços. Se necessário, guarde edredons e travesseiros extras dentro.
As meias devem ser dobradas ao meio unindo as pontas. Aproveite quando comprar uma, observar a maneira como são guardadas nos nichos das lojas, ou peça para a vendedora lhe ensinar, assim como cuecas, calcinhas e soutiens. As calcinhas e cuecas devem ser dobradas em forma de fralda de pano de bebê, dobrando as pontas, ficando como um pequeno envelope. Separe por cores também.
Sapatos sociais devem ficar na parte mais alta das prateleiras e sapateiras, deixando para as mais baixas, tênis, rasteiras, plataformas, docksides.
Dobre camisetas sempre no mesmo tamanho, para evitar que o monte fique inclinado, e que desmorone quando você retirar uma peça. Arrume por cores também.. 
Bolsas e pastas devem ser dispostas em pé, nas prateleiras, uma ao lado da outra. Coloque enchimentos nas mesmas, para que fiquem na vertical. 
Bijuterias , óculos e relógios podem ser guardados em caixas, e arrumadas empilhadas por ordem de tamanho nas prateleiras, ou em nichos existentes no armário.
Calças devem ser dobradas observando o vinco e penduradas em varões mais baixos nos armários.
Observe sempre as alturas dos varões, para que as roupas não se dobrem na parte de baixo.
Vestidos longos e casacos precisam de espaços maiores no armário.
Por fim, coloque bolas de cheiro, para que as roupas fiquem com suave aroma, renovando sempre que possível.