Dicas importantes:
1. Sempre tire cópias de documentos importantes, como Certidões de Nascimento, Casamento, Identidade, CPF, Título de eleitor, Contratos de imóveis, etc... Guarde os originais em lugar seguro;
2. Toda papelada deve estar reunida em um único ambiente, para evitar perda de documentos;
3. Caixas, pastas ou arquivos com divisórias são aliados para dar ordem na papelada;
4. Nunca guarde papéis em lugares úmidos, e com traças;
5. Selecione as correspondências assim que receber, rasgando e jogando no lixo o que não for útil, separando por data de vencimento boletos bancários e duplicatas a vencer; e arquivando documentos como revistas, cartas de família, telegramas, etc...
6. Etiquete todos os containers que você arquivar as correspondências, para poder identificar facilmente onde ficaram guardadas cada uma delas;
7. Eventualmente elimine papéis que você perceba que viraram lixo, e não terão mais utilidade. Essa atividade abre espaço para novos itens importantes;
8. Separe fotos por assuntos, como viagens, aniversários, festas, tamanhos e rasgue aquelas que você não gosta ou não deseja recordar, antes de colocar em álbuns;
9. Hoje com as máquinas digitais, não temos mais negativos. Só guarde os negativos de fotos que você realmente ache que um dia precisará revelar novamente;
10. Arquive contas as contas por ordem de vencimento, para que você não corra o risco de ter sua luz ou telefone cortados. Não deixe jogado sobre mesas ou guardados em armários. Uma caixa ou pasta com divisórias facilita muito.