domingo, 25 de abril de 2010

Como deixar a casa impecável

A boa conservação de uma casa, dá um aspecto de que todos os dias são dias de festa. É importante que se faça constantemente, a manutenção das cortinas, vidros, pisos, móveis, limpeza dos tecidos das cadeiras e sofás.
Existem soluções simples e econômicas, que dão a casa um aspecto impecável, por muito mais tempo.
Há uma variedade de produtos de limpeza no mercado, que devem estar aliados a um aspirador de pó, vassoura, rodo, flanelas e panos de chão.

  • Móveis devem ser limpos com um pano macio umedecido, para tirar o pó, e após, usar outro pano tipo flanela  e cera líquida para dar brilho.
  • Quadros devem ter o pó retirado das molduras, com um espanador ou um aspirador de pó, usado suavemente. Caso a moldura tenha algum problema como descascado, ou arranhada, deve ser levado a um restaurador para recuperação. Se a peça estiver contaminada por punilha (espécie de cupim), o ideal é que a mesma seja trocada, pois pode contaminar todas as peças de madeira que você tenha em casa.
  • Antiguidades devem ser usados produtos específicos, que podem ser orientados por antiquários.
  • Eletrodomésticos - limpar portas e laterais com um pano molhado com água quente e detergente, bem torcido, assim como as borrachas que dão sustentação ao fechamento. Use uma escovinha para retirar gordura ou sujidades que se acumulam nos cantos, e uma esponja com detergente e água para retirar os excessos.
  • Persianas e rolos existem de todos os tipos e materiais. As de material plástico podem ser limpas com escova específica que passa pelos vãos das palhetas. Usar também uma flanela umedecida com água e detergente, para tirar o excesso de pó acumulado. Rolos e persianas em tecidos, caso estejam encardidos ou manchados, devem ser retirados e levados a lavanderia. Há várias que fazem esse serviço, e você não corre o risco de manchar ou estragar o material, ao fazer em casa. O mesmo deve ser feito com as cortinas de seda ou tecido. Os "black-out" podem ser lavados em casa, com escovinha e detergente, esfregando levemente para tirar as manchas. Devem ser colocados para secar ao vento, e não diretamente sob o sol.
  • Carpetes e tapetes - para tirar o pó, use o aspirador, e após o aparelho tipo vaporetto, que limpa e desinfeta com o vapor de água quente. Há aparelhos que já tem os dois serviços, de aspiração e desinfecção.
  • Forros ou tetos são áreas um pouco mais difíceis de serem limpas, principalmente a cozinha, que absorve fumaça de frituras o tempo todo, criando algumas manchas difíceis de gordura. Para tirar as teias de aranha e pó, use um espanador de cabo alto e espane principalmente os cantos. Procure cobrir os móveis com lençois, para que o lixo não fique sobre eles. Depois umedeça um pano com detergente, espremendo bem, e enrole no espanador, e passe nos mesmos lugares, para limpar os excessos. Nos tetos da cozinha deve ser usado um produto desengordurante. Caso esteja muito manchada, o ideal é pintar. Faz uma diferença grande. 
  • As paredes hoje em dia são pintadas com tintas que podem ser lavadas, e portanto, podem ser limpas, caso sejam riscadas por uma criança, sofram com a urina de animais domésticos, sejam manchadas com o encostar de um sapato ou  material outro material que encoste. Limpe suavemente com água e sabão, num pano branco macio. Não utilize flanelas ou tecidos com cor. Podem manchar e piorar a situação.
  • Paredes de banheiro ou cozinha, como pastilhas e azulejos, correm o risco de ficar com o rejunte escurecido, tipo limo. Deve-se usar pelo menos uma vez por semana, quando da limpeza do banheiro, um produto tira-limo, para que não crie manchas escuras. Uma faca de ponta cega ajudar a retirar a gordura que entranha entre os azulejos.
  • Vidraças podem ser lavadas, com água e detergente para limpeza de vidros, evitando jogar a água, para não cair no apartamento do vizinho de baixo, caso more em prédio. Use luvas e esfregue como os lavadores de carro fazem. Retire o excesso de água com um rodo pequeno. Manchas em tampos de vidro de mesa, pode usar um produto tipo vidrex, e jornal. Fica brilhando e não risca.
  • Luminárias e lâmpadas também devem ser retiradas e lavadas. Apague as luzes e deixe esfriar. Limpe as lâmpadas e as cúpulas das luminárias ou abajures, para tirar insetos e poeira que se acumulam. Você verá a diferença na iluminação.
  • Nos estofados deve ser usado um aspirador de pó e vaporizador. Limpa e desinfeta. Caso esteja manchado, há lavanderias que tiram manchas. Consulte a opinião de um profissional, para deixar sua mobília com um aspecto sempre de nova.
Não esqueça nunca de após a limpeza, passar um produto aromatizante no ar. É gostoso e deixa aquele cheirinho de frescor e limpeza.