segunda-feira, 8 de março de 2010

QUARTO - PARTE 2

QUARTO DE CRIANÇAS

Crianças!!!! Loucura, loucura, loucura, diria Luciano Hulk. Aquelas coisinhas lindas, cheias de graça, e que agem como pequenos adultos. Querem tudo, pedem tudo, nunca estão satisfeitas.
Nós mães sabemos o quanto é difícil fazer esses pequenos "anjinhos" sossegarem.
O quarto das crianças tem como mobiliário os seguintes itens:

- cama
- armários para roupas
- prateleiras com brinquedos
- bancada para estudo, com computador e objetos de decoração

A foto mosta um lindo quarto de crianças, decorado no maior capricho.
Pena que quando os "pequenos" estão fazendo uso deles, tornem o ambiente sujo e desarrumado.
A maior bagunça no quarto de uma criança, é decorrente do excesso de brinquedos, que acabam sendo espalhados por todo o canto.
Caixas decorativas devem ser colocadas no quarto, com etiquetas, para que as crianças saibam onde depositar seus brinquedos, ao final da brincadeira.
E antes de qualquer coisa, crianças devem ser educadas para isso. É importante envolver os filhos no processo de limpar e organizar seus quartos, a fim de que possa ser garantido o ato de se manter a organização.
Peça para que o pequenino lhe mostre com o que não gosta mais de brincar, dizendo que darão para uma creche de crianças necessitadas. E faça isso!!
Brinquedos quebrados devem ser recolhidos e jogados no lixo, caso não tenham conserto. Se tiver, providenciar para que sejam levados de imediato para os reparos devidos.
Bichos, almofadas e travesseiros de pelúcia, devem ser limpos com regularidade, por acumular muita poeira, e podem gerar danos a saúde da criança, principalmente as que possuem um fundo alérgico, o que, aliás, desaconselhamos a guarda desse tipo de objeto, no caso de se ter em casa, crianças alérgicas.
As roupas devem ser arrumadas em gavetas ou prateleiras baixas nos armários, que facilitem a retirada das peças.
Crianças costumam gostar mais de algumas roupas, que usam com frequência. Nesse caso, coloque essas roupas em espaço visível, e arrumadas de forma a serem facilmente retiradas. Acostume guardar as roupas em conjuntos, para facilitar o uso. Mesmo que as peças não sejam compradas em conjunto, separe shorts, saias, calças, e junte a cada uma delas as blusas ou camisas que você ou a criança mais gostem de combinar. Pode colocar quantas quiser.
O material de estudo deve estar bem arrumado. Livros dispostos na vertical, para que possam ser vistos seus títulos.
Cadernos, lápis, borrachas, devem ter um recipiente próprio. Bandejas, caixas, portas-treco são ótimos para dar ordem a esse tipo de material.
Ligas e prendedores de cabelo, e bijuterias devem ser guardados em maletinhas, baús ou caixas com divisórias.
Calcinhas, cuecas, meias devem ser guardadas em gavetas com divisórias, bem dobradas.
Dobrar bem as roupas mostra melhor organização.
Colocar tênis e sapatos em prateleiras baixas do armário, ou em sapateiras, que podem ser guardadas até debaixo da cama.