segunda-feira, 26 de abril de 2010

Tabela de cores para arrumar seu armário

A arrumação da roupas em um armário ou closet, deve seguir algumas regrinhas para obter um visual organizado. Desde o tamanho e o espaço entre os cabides, a disposição das roupas, se dobradas ou penduradas, e as cores da arrumação. 
Existe uma tabela de cores, que começa com as cores quentes e vai variando até chegar nas cores frias.
Procure seguir a sequência das cores. É mais fácil você visualizar a saia preta que procura, a blusa vermelha, e assim seguindo. O mesmo deve ser feito tanto para as roupas dobradas quanto às penduradas. Com lingeries e roupas de banho. Com lençóis e toalhas. Fica harmônico e muito prático. 
Utilize a tabela constante no link a seguir: 
Como Arrumar o Guarda Roupa Dicas Como Arrumar o Guarda Roupa   Dicashttp://www.efeitosespeciais.net/tabela.htm
Como dobrar as roupas
Camisas sociais: devem ser penduradas com o primeiro botão fechado, para não amassar o colarinho.
Calças sem vinco (esportes): devem ser penduradas com o cavalo virado para o interior do armário.
Calcinhas, maiôs e cuecas: devem ser dobrados como envelope e arquivados, isto é, dispostos lado a lado, por ordem de cor, para facilitar a visualização das peças.
Camisetas, malhas e blusas de lã: pode usar um gabarito para dobrá-las, para que todas fiquem do mesmo tamanho. Também devem ser empilhadas por ordem de cor. 



De mudança


Mudar de endereço, de ares, de casa, é maravilhoso. O cheiro de coisa nova, recém pintada, a madeira recém acabada, enxoval novo, móveis novos, louças novas, tudo isso é muito bom. Algumas vezes representa até uma mudança de vida, se você está sendo transferido de cidade, de país, tendo que aprender novas culturas e valores.
Trocar de ambiente é sempre bom. Deixar para trás as coisas velhas, algumas lembranças não tão boas, saudades das que nos fizeram feliz.
Agora, para que isso aconteça, existe um processo que nem todos estão preparados para fazer: o ato de mudar fisicamente. Isso engloba sair de um endereço e ir para outro. Encaixotar seus pertences, e desencaixotar tudo logo em seguida.
É cansativo, difícil, e requer muita, mas muita paciência e cuidado. É hora de realmente fazer até uma análise da vida, daquilo que você guardou e que não faria falta se tivesse dado um outro destino. É hora de descartar absolutamente tudo o que você já deveria ter descartado faz algum tempo, e não sabia como, ou porque o faria.
Cada ambiente que você guarda seus pertences para transferir para o próximo endereço, deve ser analisado. Não adianta somente jogar em caixas. Aí pode estar sua história. E é tão bom relembrar. 
Antes de qualquer coisa, contrate uma empresa de mudanças. Confira as mais sérias e as que se responsabilizam por objetos quebrados ou danificados. Cuidado para não cair numa cilada.
Agende o dia e hora que eles deverão estar no endereço antigo.  
  • Papéis e documentos: leve o necessário. Jogue fora as contas e recibos que já perderam a validade do prazo de guarda. Descarte revistas e jornais velhos.
  • Fotos: hora de fazer a seleção e guardar em álbuns, aquelas que você só fazia jogar numa caixa. 
  • Louças: leve somente aquelas cujos conjuntos estão completos, sem beiradas quebradas. Jogue fora copos de requeijão e conserva, e embalagens de sorvete. Recipientes de armazenamento são baratos e bem arrumados podem dar um bom efeito na arrumação.
  • Lençóis, toalhas de banho, piso de banheiro e cozinha, panos de prato e de chão, jogos americanos e toalhas de mesa: não leve nada rasgado, manchado ou encardido. Veja se há peças que você guarda há anos e nunca mais usou. Dê esse material para pessoas necessitadas. Se for o caso, compre pelo menos um kit novo de cama, mesa e banho, para arrumar a casa nova, quando for mudar.
  • Colchas e edredons: também levar só o que estiver em bom estado. Compre um novo para combinar com a decoração.
  • Quadros e peças de decoração: leve somente o que combina com o novo lar. Se você tiver um designer ou arquiteto, ele poderá lhe orientar com relação ao uso desses itens.
  • Roupas, acessórios, bolsas e sapatos: separe o que é para jogar fora, o que pode ser doado, e o que você vai manter com você. É hora de fazer uma boa triagem e abrir espaço para coisas novas.
  • Mantimentos: Confira prazo de validade dos mesmos. Algumas vezes a dispensa está cheia de enlatados já vencidos.
  • Acessórios de cozinha, talheres, panelas, frigideiras, formas: elimine talheres com o cabo queimado ou quebrado, escorredores de alimentos, abridores de latas, facas, escumadeiras, tudo o que estiver desfalcado, com ferrugem, manchas e descascados. 
  • Área de serviço: escolha para levar somente o necessário. Jogue ou doe todo excesso que você estiver guardando. Garrafas vazias, baldes quebrados, eletrodomésticos danificados, enfim, há inúmeros itens que empurramos para a área de serviço, que não tem mais utilidade.
  • Cabides: jogue fora aquela coleção de cabides de lavanderia e aqueles de tamanhos diferente. Um armário ou closet fica bem arrumado se tiver pelo menos cabides de mesmo tamanho, e preferencialmente da mesma cor. É até bom que cada quarto tenha cabides de cores diferentes, para não haver mistura de roupas: o do quarto da filha, o do filho, o do casal.
  • Compre caixas organizadoras, cestos e lixeiras. São fundamentais na hora de arrumar, e eliminam definitivamente a bagunça.
  • Empacote tudo o que for levado para a casa nova, identificando qual o ambiente que deverá ser levado, para facilitar aos empregados da transportadora, e a você mesmo, na hora de receber a mudança.
  • Não desempacote tudo de uma vez. Comece pelas caixas da cozinha. É sem dúvida a parte mais importante da casa. Mas não pense em fazer comida em casa no dia da mudança. Seria um transtorno a mais para resolver. Saia para almoçar fora. Pode ser um momento de relax num dia já tumultuado.
  • Após a cozinha, comece os quartos. Se tiver crianças, inicie pelo deles. Assim podem ficar curtindo o novo espaço e dar uma folga no resto da arrumação. Procures pedir a ajuda deles para arrumar. Eles se sentirão valorizados e verão a importância de manter o quarto arrumado.
  • Depois, parta para o quarto dos adolescentes. Também peça a ajuda deles. Eles precisam saber onde estão guardados o material de estudo, cds, roupas e acessórios. Envolva eles na arrumação. Peça que dobrem as roupas e as separem por cor. A família estará junta e o trabalho fica mais distribuído.
  • Parta para o quarto do casal. É importante que ambos saibam onde estão sendo colocados seus pertences. 
  • Deixe pelo menos um banheiro limpo e arrumado para o uso geral.
  • Deixe para arrumar gabinete e sala ao final, quando tudo estiver no devido lugar. O passa-passa por esses espaços atrapalham e geram trabalho dobrado.
  • Contrate uma ou duas pessoas para ajudarem na limpeza dos ambientes: lavar banheiros, cozinha, limpar vidros e espelhos, retirar o resto do entulho da mudança, como caixas, papel bolha, sacos, e ajudar a carregar as caixas.
  • Ao concluir, tome um ótimo banho, faça um belo jantar, e comemore o novo lar.
  • Lembre de avisar parentes e amigos do novo endereço. Pode ser por e-mail, telefone ou um cartão impresso, dependendo da formalidade das pessoas a serem comunicadas.
  • Boa sorte e sucesso no novo endereço.
Tente concluir a arrumação em 2 dias. Pois do contrário, as caixas ficarão pelos cantos e você acaba deixando para quando "tiver tempo", e a mudança se eterniza. Conheço pessoas que ficaram quase um ano com caixas fechadas. Isso comprova 2 coisas: que há itens desnecessários, e que deve-se concluir uma arrumação no mais curto tempo possível.