quinta-feira, 1 de abril de 2010

Livros

Todo mundo conhece a necessidade de se ler. Ler modifica o rumo da vida, norteia pensamentos, idéias, abre a cabeça para novos conhecimentos, conhecer novas culturas. Com raras exceções, inclusive considerar que a leitura é algo muito chato (dito pelo Presidente da República), observamos que por trás de grandes homens/mulheres, a leitura é constante e ajuda na resolução de muitos problemas. Às vezes, numa unica linha encontramos aquilo que procurávamos.
Nesse processo, acumulamos livros (profissionais, educativos, somente de leitura), revistas, jornais, artigos julgados interessantes, dentre outros.
E acabamos por juntar esse material aleatoriamente, jogados em uma estante, armário, ou mesmo só no chão, em caixas.
Livros precisam ser catalogados por autor, ou por categoria. Caso não tenha espaço para guardar a todos, pode tentar vender ou doar para alguma biblioteca pública ou entidade necessitada.
Revistas, na sequência da sua edição, podendo ser semanal, mensal, trimestral, e deve respeitar o ano.
Artigos podem ser escaneados, e salvos em arquivo eletrônico, ou catalogados em pastas.
Jornais ao meu ver, só devem ser guardados se você é profissional que necessita de manusear artigos permanentemente. Caso não seja, arquive apenas o caderno que lhe interessa, ou recorte o artigo, assim como o jornal de onde a notícia foi retirada, assim como a data. Cole os recortes numa folha de papel A4, e crie seu próprio Clipping. Arquive numa pasta.
Após organizados, guarde nas estantes de forma harmoniosa, deixando sempre um espaço para um objeto de decoração ou um porta retrato, para quebrar o clima de biblioteca, e personalizar mais o espaço.
Artigos, jornais e revistas devem, preferencialmente, ser guardados em armários com portas fechadas, a não ser que estejam encadernados, com bonitas capas, podendo assim, expor a todos.
Alguns livros, como de arte, decoração de ambientes, podem ser usados sobre mesas de centro e aparadores, e ficam muito chique na decoração.