sábado, 10 de abril de 2010

Recebendo visitas

Algumas vezes parentes e amigos chegam em nossas casas de repente, quando não estamos preparados para recebe-los. 
Que mico!! A casa suja e bagunçada. Não tem um lanche pronto. As crianças estão estudando ou brincando, e livros e brinquedos estão espalhados pela casa. Quem nunca se deparou com essa situação que atire a primeira pedra. A não ser que você esteja entre os 16% da população, que mantém organização plena de sua casa ou escritório, com certeza já se desesperou por isso.
O que fazer quando isso acontecer? Inicialmente peça desculpas à visita, explicando que as crianças tem seu "momento" na casa, e a visita chegou justo naquele momento. Peça as crianças para saírem do ambiente, levando seus pertences. Mantenha sempre por perto caixas para brinquedos para facilitar o recolhimento das peças. Os maiores ou adolescentes podem levar seus materiais de estudo para o quarto, para finalizar as tarefas de casa. Nesse momento a casa já toma outra cara.
Se tiver empregada em casa, peça para servir um café com biscoitos. Todo mundo tem em casa. Caso não tenha, se o convidado for intimo, convide-o para ir a cozinha, para conversarem, enquanto você faz o café ou chá. Esteja certa de que a louça do almoço está lavada, para não ser pega de assalto.
Deixe a visita a vontade, para que ela tire o foco da bagunça e vire para a conversa ou a ajude no cafezinho
Mantenha sempre na geladeira cubas com gelo, um refrigerante ou suco prontos. Guarde fora do alcance das crianças um pacote de salgadinho e biscoito doce. Deixe sempre uma louça de bom aspecto e uma bandeja ao alcance de sua vista, para uma emergência (copos, xícaras de café, pratos de sobremesa), além de um pacote de guardanapos de papel decorados. A visita com certeza pensará que realmente a casa estava assim por ser a hora das crianças. Observe como o foco muda. Você mostrará que a visita precisa ser bem recebida, e que os donos da casa são caprichosos.
O ideal é que as coisas estejam em ordem sempre, pois nunca sabemos o que pode acontecer.