domingo, 21 de março de 2010

Entrevista Fátima Rêgo - Designer de Interiores

Pela grande influência na organização dos espaços, fomos em busca de arquitetos e designers de interiores para falar um pouco de suas experiências no processo de organização de lares e escritórios.
Começamos nossa série de entrevistas com a Designer FÁTIMA RÊGO, a quem agradecemos sua participação em nosso BLOG.
Segue a entrevista:

Gina - Como Designer de interior, você tem que trabalhar com espaços e volumes. Qual a maior dificuldade que você encontra, junto aos clientes, para o desenvolvimento de seus projetos, quando se trata de espaços para guardar "acumulados", que podem ser objetos e coisas que são importantes mais pelo valor sentimental, do que pela real utilidade?

Fátima - A palavra "acumulados" traduz muito bem o que todos nós tendemos a fazer com objetos durante a vida... Como sou muito prática e com alguma experiência em vivência de outras culturas, por ter morado na Europa e Estados Unidos, onde os espaços já são racionados a mais tempo, tento passar, quando sinto que é possível, um pouco de minha experiência e na maioria das vezes é bem vinda. Mas é claro que existem pessoas que são altamente dependentes da memória dos objetos e nesses casos respeitamos e procuramos selecionar dando a importância que cada objeto merece. Ou ficam expostos ou guardados de forma prática e carinhosa.......

Gina - Como agir nesse caso, principalmente quando as áreas de unidades habitacionais são cada vez menores?

Fátima - A seleção a que me refiro acima é feita junto com o Cliente e, assim, os objetos vão se encaixando em seus devidos lugares.... Na maioria das vezes, durante o trabalho, eles vão visualisando o espaço e vão sentindo que muita coisa não faz mais sentido manter, e vêem que a vida pode ser mais prática...

Gina - Qual a sugestão para os clientes que possuem o problema da "desorganização", como designer?

Fátima - A desorganização, tanto em casa quanto no trabalho, é mais comum do que se pensa, uma vez que as ofertas e as facilidades para promover o consumo estão aí. Com a vida agitada, a casa na maioria das vezes fica entregue nas mãos de empregadas que não fazem o serviço de organização por falta de conhecimento, e também por falta de cobrança por parte dos patrões, que não tem tempo ou não querem se "cansar", mal sabendo que a organização facilita muito mais nossa vida, aumentando ainda a qualidade de vida, ou seja, aumentando nosso tempo livre pra mil outras coisas mais importantes, do que ficar procurando às vezes por horas ou até dias, algum documento ou objeto.

Gina - Seus clientes costumam definir o quanto eles precisam de espaço para organizar seus pertences, sejam objetos de decoração, louças, roupas, sapatos, etc., ou você define aleatoriamente, em função do espaço apresentado?

Fátima - Não é tão fácil assim... Temos que realmente conhecer os hábitos de cada cliente, para juntos definirmos tais espaços... Como você bem lembrou no item acima, os espaços estão cada vez menores e as facilidades para se adquirir algum bem, cada vez maiores e tentadoras.... Imaginem uma mulher com dez pares de sapatos. Não existe.... E batons, perfumes, e acessórios então.........é preciso muita organização para que tudo possa ser visto e lembrado.... Tenho encontrado muita bijuteria ainda com a etiqueta e outras coisas mais.... Ou seja, os desafios são grandes nessa área e aí entram nossos serviços profissionais, ajudando-os na melhor ocupação do espaço.

Gina - Em qual ambiente da casa você encontra o maior problema para dividir armários (quartos de casal, adolescentes, crianças, salas, gabinetes ou cozinha)?
Fátima - Os quartos são espaços mais pessoais e também o local ideal para colocarmos de forma organizada as memórias mais intímas de cada um... Quanto ao restante da casa, muitas vezes criamos uma histórinha e os objetos vão se encaixando e dependendo da função de cada objeto, isso ocorre de forma natural. Ou seja, se existem coleções que devem ser apreciadas por todos agrupamos num espaço social para que possam ser apreciados.... se tais coleções fazem parte da infância e querem manter, mas não expor, arranjamos caixas que possam ser empilhadas de forma decorativa os simplesmente guardadas para serem "visitadas" quando desejadas.... Portanto não vejo como problema, mas é claro que de pessoa para pessoa ou de projeto para projeto e sempre um desafio.

Gina - Com sua experiência no mercado, como você vê a entrada da CADA COISA EM SEU LUGAR?

Fátima - Um nicho que já existe em outras capitais do Brasil e portanto, faltava no nosso mercado. Vem facilitar e muito, o dia-a-dia de cada um de nós....
Gina - Deixe algum recado aos nossos leitores.

Fátima - Caros leitores, por conhecer a GINA a muitos anos, e boa parte de sua familia, os valores que lhe foram imputados na criação e repassados à seus filhos, posso avalizar seu novo trabalho, porque me foi dito por ela, que será feito pessoalmente. Um trabalho como esse requer noções de organização, mas também conhecimento, informação e principalmente educação no trato com pessoas e nisso a GINA é expert.......
SUCESSO!!!

Fátima Rego
Designer de Interiores - ABD-SP - 7837
Formada pela UNAMA-2007
Contato - Cel. 8118-0314
e-mail - fatimarego2007@uol.com.br
Também Formada em Economia - UNAMA(1978), Pós-graduada em Administração de Empresas-FGV-1979, Ex-Professora da UNAMA- Elaboração e Análise de Projetos -1980 e 1981. Ex-Funcionária do Banco da amazônia - Assessora de Planejamento da Diretoria Financeira - 1974 a 1990.
Trabalhos na Area de Designer de Interiores Publicados na Revista CD de O Liberal
Revista VISÃO - Mês de DEZ-2009
Prêmio DESIGER DE INTERIROES DO ANO DE 2009 do estado do Pará - NÚCLEO DE DECORAÇÃO
VITRINE DA LOJA ARTEFACTO BELÉM - 7 Ambientes - MAIO DE 2010 a JULHO 2010
MOSTRA DE DECORAÇÃO ELIZA FERRAZ - LAVABO - ABRIL 2010
TRABALHOS DE ARQUITERURA DE INTERIORES REALIZADOS NAS ÁREAS COMERCIAIS, PROFISSIONAIS E RESIDENCIAIS