quinta-feira, 25 de março de 2010

Organizando


Com o passar dos anos, após acumular, acumular e acumular, vamos achando que nossas casas parecem menores do que realmente são. Às vezes, falta espaço até para andar, naquele que elegemos como o quarto da bagunça.
Não em menor escala, salas, quartos e cozinhas se misturam num ambiente só. "What a mess!  (Que confusão!) diriam os americanos.
E como ter coisas, roupas, objetos de decoração, livros, tudo em excesso, guardar tudo, sem parecer que vivemos dentro de um brechó, ou um depósito de quinquilharias, ou que a casa parece um porão, ou literalmente parecendo a casa da mãe Joana??
Apesar dos pequenos espaços, as facilidades de hoje permitem que se organize todos os nossos pertences, e há uma série de opções de recipientes, para esse fim: caixas, cestos, baús, nichos de gavetas, sapateiros, arquivos de documentos, caixas de maquiagem, enfim, não falta opção de formato, cor, design, tamanho, profundidade, etc..
Após separar todas as espécies existentes, tipo: brinquedos, livros, CDs, DVDs, coleções de qualquer espécie, é hora de começar a guardar e organizar.
Coleções:
A tarefa de arrumar a casa poderá fazer você encontrar muitas coisas desse tipo. Diante de cada objeto, você poderá se questionar porque o guardou . Procure guardar o que mais e melhores recordações você tenha. E se livre do resto. Lembre que tem que guardar espaço para novas e melhores recordações. Cada época tem seu tempo.
Dentro do contexto das coleções, há quem guarde selos, souvenires de onde passou, moedas, cartões postais, objetos mais valiosos como cristais e porcelanas, rolhas, ingressos de filmes e teatros, tickets de viagem, bilhetes de metrô, fotografias. 
Separou? Lembre de jogar fora o que não servirá mais, de separar o que pode ser doado ou vendido, o que deve ser consertado, e o que vai retornar para o uso.
Fotografe antes de jogar fora ou se desvencilhar dele.
Cada jogo deve ser colocado em seu nicho: seja em caixas, sacos, envelopes, estantes, gavetas, prateleiras, baús, cestos, álbuns, estojos, e então adesivar com etiquetas, para saber o que há dentro de cada organizadora, e então colocar no lugar adequado.
Determine sempre o espaço que está disposto a  reservar para esses objetos.


Ser organizado é saber exatamente onde você põe determinada coisa. 
Das chaves, aos remédios, cada coisa tem que estar em seu devido lugar. Fica muito mais fácil, e se ganha tempo. E tempo é dinheiro, ou lazer, ou deixar de fazer algo em seu proveito, ou um monte de outras coisas.