domingo, 14 de março de 2010

Quarto - Parte 5

QUARTO DE CASAL

Junto com a cozinha, o quarto do casal é lugar sagrado nas casas.
É onde os proprietários descansam de seus dias tumultuados, dormem, relaxam e recarregam suas baterias, para darem continuidade às suas rotinas.
Porque o quarto de casal, ou suíte master, tem essa  característica? Porque se presume que seus usuários são os supridores do lar, que possuem cargas de trabalho e responsabilidades mais pesadas.
Sim, outros moradores podem ter também suas atividades, mas o casal normalmente é quem supre a casa ou tem maior participação nas despesas decorrentes.
Qual o mobiliário de um quarto?
- cama de casal
- armário ou closet para roupas
- mesas de cabeceira
- poltrona
- estante para livros, TV, DVD, computador e área de trabalho
- tapete
- quadros e espelhos
- recamier
O quarto deve ter cores agradáveis aos olhos e espírito dos moradores.
Deve estar sempre limpo e arrumado. A cama de casal tem que estar impecavelmente arrumada, com lençóis limpos e perfumados.
O piso, limpo com produtos adequados ao seu material. Tapetes e cortinas sempre aspirados.
Alguns moradores costumam trabalhar no quarto também. A bancada deve estar organizada, com bandejas ou caixas para documentos, livros dispostos na vertical ou horizontal, de maneira que se possa ler o título.
Caixas e cestos servem para guardar álbuns de fotografia, maquiagem, produtos de beleza, documentos, cintos, meias, biquinis, bijuterias, e existem na praça de todos os tipos e tamanhos. Com divisórias, sem divisórias, de camurça ou feltro, madeira ou plástico.
Enfim,  tudo pode ser guardado, para que as coisas fiquem organizadas, e bem dispostas.
Armários e closets têm que ser bem divididos, com lugares para os pertences dos homens e das mulheres.
As roupas de viagem (que você não costuma usar no dia-a-dia, podem ser guardadas em caixas, ou maletas, ou em sacos a vácuo, que protegem e diminuem o volume guardado. Sempre devem estar embalados antes num papel de seda, ou sacos, para proteger do amarelo, mofo, traças e baratas.
Roupas de festa devem ter área destinada às mesmas, pois são longas, e necessitam estar penduradas sem fazer nenhum vinco, para não ficarem marcadas. Evitar também a guarda em lugar que pegue o sol, pois com o tempo, costumam desbotar em alguma área, ou ficar com manhas localizadas.
Camisetas, devem ser guardadas em prateleiras, assim como bermudas (que também podem ser penduradas em cabides). Roupas íntimas, em gavetas (meias, calcinhas, cuecas, sungas, biquinis, lingeries para dormir, etc). Sapatos e tênis, em sapateiras ou gavetões específicos. Podem ser colocados em caixas, acomodados sob a cama, para ganhar espaço.
Blusas, camisas, vestidos curtos, calças compridas, em calceiros ou cabides.
Se você tem bastante espaço, deve guardar roupas do diário das roupas mais formais, dispondo por cores.