sexta-feira, 5 de março de 2010

GABINETE/HOME-OFFICE

GABINETE


A globalização modificou muito a vida das pessoas.
A internet veio facilitar, e permite com que pessoas levem trabalho para casa, e muitas vezes transportem seus escritórios para seus lares.

Em tempos de trânsito caótico e violência urbana, trabalhar em casa significa viver com extrema qualidade. A cada dia, mais pessoas optam pelo chamado home-office, sobretudo profissionais liberais.
Tal fato tem gerado uma discussão no mercado imobiliário, verdadeira queda de braço entre a natureza do empreendimento e a evolução do mercado de trabalho. De um lado, os que defendem a proibição do trabalho habitual em casa, em razão da natureza estritamente residencial dos condomínios edifícios residencial. Do outro lado, os que defendem o uso irrestrito da unidade autônoma, inclusive para exercício profissional.
Por isso, o gabinete tem sido um dos compartimentos das novas construções.
Quando não existem nas plantas arquitetônicas habitacionais, quartos são revertidos e transformados em escritórios ou gabinetes.
Normalmente, os móveis que decoram o gabinete são os seguintes:

- mesa ou móvel que tenha uma bancada para o trabalho, com espaço para computador, impressora, televisão, som, livros e objetos decorativos.
- sofás ou poltronas;
- mesa de apoio;

O gabinete pode ser um ponto de encontro da família, e ter várias utilizações.
A arrumação deve ser diária.
Livros devem estar bem arrumados, se expostos. Documentos devem estar em pastas ou bandejas.
É importante que as pastas estejam etiquetadas, para que sejam facilmente identificadas.
Caso haja armário, a arrumação interna também deve estar impecável, separando documentos, catálogos, resmas de papel, revistas, álbum de fotografia, dentre outras pequenas coisas que costumamos guardar.