domingo, 18 de abril de 2010

Carro - depósito de lixo

Possuir um carro é algo que se tornou quase que indispensável na vida dos moradores das grandes metrópoles, face a necessidade de longos deslocamentos e inconstância climática.
Seria até recomendável a utilização do transporte público, para descaotizar os constantes congestionamentos que se formam nas ruas e rodovias, se o serviço oferecido fosse de boa qualidade, os veículos novos e confortáveis, mas isso é praticamente inexistente numa região tão maltratada com a nossa. Por isso, cada vez mais pessoas incorporam carros em seus patrimônios. Algumas casas chegam a ter tantos carros quantos moradores coabitem sob o mesmo teto. E eles muitas vezes valem mais até que a própria casa de seus proprietários. Mas infelizmente algumas pessoas também não sabem como manter seus automóveis, tornando-os uma lixeira ambulante. E lixo de todo tipo.
Está certo que gosto não se discute, e cada um faz o que bem entende com o que é seu. Mas é inaceitável que algumas pessoas, a maioria jovens, instalem em seus carros caixas com som tão absurdo, que mais parece aparelhagem treme-terra. Afora isso, tocam música da pior qualidade, obrigando a todos que estejam em sua volta a ouvir o "lixo" que se reproduz feito coelho na música brasileira. Rebolation, batidão, brega, techno melody... ninguém merece!!! Fico imaginando a cabeça das pessoas que passam o dia, e às vezes à noite, a encher os tímpanos com essa "barulheira", se conseguem ter uma boa noite de sono. Acho que as batidas ficam martelando na cabeça por muitas horas seguidas. Não sei se tem algum estudo sobre isso, mas além do desagradável efeito sonoro, as letras das músicas são cada vez mais fúteis, inúteis e pornográficas. Será que isso não influencia na educação de quem ouve todo dia? Será que isso não influencia no crescimento e aprendizado das crianças, e as torna um pouco mais abertas, achando que "tudo pode"? E as coreografias? Alguém ainda precisa ir a boates para ver shows de Streapers, quando se vê isso às tarde nos programas de TV, nas praias, a céu aberto, no meio das ruas, menores e adultos coreografando shows vergonhosos. Quanto lixo!!!Que cultura estamos deixando para nossos descendentes... E somos todos obrigados a ouvir, essa mistura de ritmos, estourando em nossos tímpanos. Faça-me o favor!!
Esse não é o único lixo que as pessoas tem em seus carros. Você já percebeu como há gente que transfere parte de seu guarda-roupa, sapatos e escritório para o carro?
É tanta peça de roupa jogada, documentos, livros, cds, que poluem o espaço visualmente e o ocupam fisicamente. Dar carona pode ser um favor, mas quando isso acontece, as pessoas podiam ter o cuidado de fazer uma organização em seu carro, colocando as coisas em sacolas, separadamente, e arrumando organizadamente no porta-malas. Imagino quando vão ao supermercado, e precisam guardar as compras para levar para casa, que espaço é disponibilizado para isso? Roupas não precisam estar no carro, a não ser um casaco, para um acaso de mudança no tempo, ou numa eventualidade de ter que emendar algum programa, e precise se trocar em algum lugar. Roupas sujas devem ser recolhidas e lavadas "em casa". Já sentiu o mau-cheiro de roupas suadas ou aqueles que ficam sob um sol forte, cujo cheiro impregna o ambiente? Pense isso dentro de um carro, num espaço tão pequeno? E os livros? Se você os carrega para ir a faculdade ou ao trabalho, eles devem chegar ao seu fim. E não transformar os bancos em estantes. Vejo muito isso em carros de médicos e advogados. Mostra de medicamentos fornecidas por representantes de laboratórios ficam jogadas nos carros, e em sacos tomando espaço dos porta-malas. Não entendo porque não doam aos pacientes ou pessoas necessitadas. E o risco de cair em mãos desonestas, como no caso de ter o carro roubado, no lava-jato, na oficina mecânica, com o vallet? Pode acontecer, não é mesmo? 
Agora o pior lixo mesmo, é o lixo propriamente dito: aquele cujo lanche fazemos, e deixamos a embalagem jogada, muitas vezes com sobras dentro, que com o tempo azedam, e exalam um mau cheiro insuportável. E a garrafa de água que carregamos, fica jogada pelo chão. O papel de bombom ou chiclete. Os inúmeros flyers de propagandas que recebemos nas ruas. Sacos de compras vazios. Sim amigos. Como isso acontece. Para que investir tão caro se vai usar tão mal?
Carros são uma extensão da casa da gente. Então por que não manter limpo e arrumado? Tem que lavar no mínimo uma vez por semana. Lixo  tem que recolher todo dia e jogar fora (numa lixeira, claro), e não pela janela, sujando as ruas. Roupas tem que ser recolhidas sempre de volta para sua casa. Papéis e livros devem ser guardados nos escritórios, gabinetes ou lugares apropriados a eles. Já o som.... ah, esse é o mais difícil. É uma questão de consciência. E isso não se ensina. Se tem.