domingo, 24 de fevereiro de 2019

Desapego



De todos os desapegos que temos que fazer na vida, o pior deles, e o de pessoas.
Seja quem for, com quase todos que mantemos por perto por um período de tempo, que seja mais do que alguns minutos, para as atividades corriqueiras da vida, com todos as demais, acabamos por criar algum tipo de vinculo.
Seja profissional, de amizade, familiar, amoroso, todos criam um envolvimento que, com o decorrer do tempo, vão se tornando difíceis de serem separados da nossa vida pessoal.
A gente se desenvolve na barriga de nossas mães. durante 9 meses, estamos ligados pelo umbigo, e o ar que respiramos, o que nos alimentamos, o sangue que trocamos, e o mesmo, e dependemos dela para nossa sobrevivência, cada segundo de nossas vidas. Mas chega um dia que, o cordão tem que ser cortado, e temos que respirar sozinhos, e começar a tentar sobreviver sozinhos, muito embora dependamos quase que 100% delas. Elas nos alimentam, nos acalentam, nos fazem dormir, nos banham, nos trocam, limpam nossas cacas, golfadas, trocam as fraldas, andam carregadas de sacolas, atentas pra não esquecer nada. Não dormem, não se cuidam, vivem em função das pequenas criaturas que geraram, e que sobrecarregam de amor. Tanto amor, que as vezes não cabe no peito. Mas chega um tempo em que eles começam a andar com os próprios pés, usar as próprias mãos pra comer,  gritam e choram, quando querem alguma coisa, e começam a se posicionar na vida.
Cada dia que passa, e algo de novo que descobrem. O olhar atento pra tudo em volta, e os questionamentos sobre cada coisa ou palavra desconhecida.
Vão brigar com o irmãozinho, pelo brinquedo, por achar que a mamãe da mais atenção ao outro. Vão se xingar, trocar uns tapinhas, mas quem não, né. Depois passa... ou não...
Chega uma hora que precisam ir pra escola, aprender, socializar, vivenciar novas experiencias, e o mundo começa a ficar maior, com mais informações, e as curiosidades vão se tornando maiores. Um dia, começam a ter sentimentos maiores. Amizades, que não raramente, se transformam em amores. bullyng do colega, a menina que deu de ombros, o ano perdido. Era tao bom, quando tudo o que recebíamos vinha fácil. Mas quem disse que a vida e fácil .
Começam ai os primeiros baques da vida. A nota baixa, o professor rigoroso, o
Vão crescendo, entram pra faculdade, numa difícil missão de depois conseguir uma vaga no mercado de trabalho. O que não e fácil. E concorrido. Voce não pode ser só bom. Tem que ser melhor, muito melhor. Bons tem aos montes. Estudar, batalhar, ate conseguir. Nesse caminho, muitos considerados amigos, vão pisar sobre você, puxar seu tapete. Alguns vão de ajudar e te empurrar pra frente. Mas sera uma batalha pesada, e ao final, ganhar a guerra. Você vai se afastar dos amigos do colégio (com algumas poucas exceções), vai conhecer novos. No trabalho, tem que ser bom todos os dias. Bom não, ótimo. Por 1%, alguém vai dizer que você e dispensável. Você não fez 100%. Mas continue fazendo. Muitos vão te invejar, pelo teu brilho, pelo teu sucesso, pela tua capacidade.
Ai você vai conhecer alguém que vai fazer você sentir borboletas voando dentro da sua barriga, que você vai tremer nas bases, gelar, só de olhar a pessoa. Sim, provavelmente vai estar apaixonado. Vai amar, vai querer casar, construir uma família, e começar um novo ciclo.
E essa família sera o centro de sua vida. Muitas vezes vai deixar de lado os amigos, os programas preferidos, as visitas as casas de seus pais, e constituir um novo mundo, e uma nova programação pra ele.
Nessa programação não cabem terceiros, que não os gerados por você. Nesse grupo, fechado, novas regras serão criadas, novos passos serão dados. Novas vidas serão geradas, e um novo ciclo começara.
Daqui a pouco, você já não terá a mesma cara, o mesmo jeito, a mesma pele, a mesma postura, a mesma disposição. Você terá trocado de amigos, sua casa sera seu melhor programa, seus netos, sua maior alegria. Sim, eles te farão renascer pra vida. Te farão lembrar as estorias de sua infância, e historias que você inventara pra eles.
Muita coisa se perdera na sua memoria. Muitos rostos já não serão lembrados. As fotos guardadas, amareladas pelo tempo, ou na memoria do celular, na modernidade dos tempos, serão o teu esteio. Elas te guiarão no tempo. Te lembrarão os momentos mais felizes, as viagens, as crianças no seu colo, quando você ainda não era um mico pra elas. Quando tudo o que elas tinham, era você. E de certa maneira, você se tornou desnecessário, as vezes ate descartável.
Sua experiencia já não conta. Você e velha/o, não sabe e não entende das coisas.
As coisas mudaram. A medicina mudou. A escola mudou. O ensino mudou. Alias, ta tudo mudando.
A gente só não pode mudar o caráter, a educação.
Esse não e descartável.
Coisas são. Pessoas não. Podemos nos afastar delas, mas as teremos sempre, ou como grata recordaçao, ou por termos aprendido alguma lição com algumas delas.
Como e difícil esse descarte. Desapegar e necessário.