quarta-feira, 11 de maio de 2011

Dicas para facilitar o dia-a-dia

Tanto em casa, como no trabalho, há algumas regrinhas que facilitam seu dia-a-dia, facilitando o manuseio dos objetos ou documentos, e fazendo com que você ganhe tempo com isso.
Dou as seguintes dicas:

1. Tenha lugares certos para os objetos que você usa regularmente - essa regra inclusive, favorece quem tem em casa pessoas com o Mal de Alzeimer (problemas com esquecimento). Não importa se só você usa, ou que seja compartilhado.
Exemplos
- deixe as chaves do carro ou da porta da casa sempre no mesmo lugar. Pendure um porta chaves logo na entrada da casa. Facilita o acesso a todos.
- Mantenha os carregadores de celular sempre na mesma tomada;
- Deixe uma caixa para correspondências em lugar de fácil visão, assim você não perde as datas de vencimentos, os dias dos eventos e a data daquele encontro que você tanto esperava.;
- Deixe velas e fósforos sempre às mãos, para o caso de falta de energia.

2. Tire do caminho o que você raramente usa - assim você deixa os espaços mais disponíveis, para aquilo que tem uso frequente. E isso serve para roupas de outra estação, louças de festa, calçados mais sociais; CDs, brinquedos das crianças, dentre outros..

3. Coloque em seu caminho o que você não pode esquecer - um quadro de avisos com os recados mais importantes, as datas das consultas médicas, as contas que vencerão, o material de colégio das crianças e seu material de trabalho, etc... Sempre tenha um espaço visível para essas coisas. Num lugar onde você viva passando, e seus olhos se direcionem para lá, sempre.
4. Itens estratégicos: não concentre, espalhe - tipo, mantenha uma tesoura na cozinha e outra no quarto. Também é importante que se tenha mais de uma lanterna, uma em cada lugar da casa. Eleja os itens que você considera importante, e tenha sempre dois ou mais dele, distribuindo pela casa, em pontos estratégicos.

5. Coloque cestos de lixo perto dos locais onde o lixo é produzido - Assim você elimina a preguiça de ir na cozinha, ou no banheiro, para jogar fora.. Facilita, e mantém os ambientes sempre limpos.

6. Estruture seus arquivos pessoais - organize suas contas a pagar, suas fotos, seus documentos, os documentos de seus filhos, manuais, receitas e exames médicos. Pastas transparentes ou fosca, tipo catálogo, ou com elástico, organizam e deixam o espaço mais arrumado.