quarta-feira, 28 de julho de 2010

Revivendo o passado...

Semana que passou estive fazendo os serviços de organização na casa de uma moça, filha única, órfã de mãe separada!
Moravam as duas numa casa ampla e antiga, em uma Vila à Av. Almirante Barroso.
A mãe havia morrido a cerca de dois anos, e a moça mudou-se para S. Paulo, onde lá trabalha.
Mas, precisando finalizar esse ciclo, resolveu contratar os serviços de uma especialista, por orientação de uma amiga, já que nunca conseguia sequer iniciar o processo.
A família, de escritores e estudiosos, possuía ampla biblioteca, com aproximadamente 2000 itens, alguns muito valiosos, que precisava ser desfeita. Além de papéis e documentos pessoais que precisavam ser descartados.
A mim coube esse papel. Um papel que apesar de ser frio, exige certa sensibilidade, pois se está mexendo com a vida mais íntima das pessoas, um espaço que, repetindo a palavra da proprietária, é sagrado.
Precisei contar com a ajuda constante da mesma para a separação. Havia intenção de ficar com alguns e levar para SP. Havia o interesse em doar outros a amigos e familiares e ainda, de vender ou doar para sebos e entidades educacionais para carentes.
Os papéis também precisavam ser revistos. O que pode ser mandado para a reciclagem, o que devia ser jogado fora. Havia documentos pessoais, como passaporte, currículo (amplo, que mostrava o quanto aquela senhora ela capacitada, estudiosa e culta).
Aquela jovem de 27 anos remexia o passado. Segurando suas emoções, sabendo que aquilo precisava ser feito, e tinha que ser naquele momento.
Escolher objetos, livros e aquilo que poderia representar toda uma vida, e boas lembranças. Abrir espaço para o recomeço.
Reviver o passado é necessário... Para viver o presente e vislumbrar o futuro!!
Desejo que esse recomeço seja mais fácil agora, e que o seu caminho seja bastante iluminado.