sexta-feira, 16 de abril de 2010

Fazendo compras

Particularmente, adoro fazer compras. Não sei se existe alguém que não goste. Aliás, nunca conheci ninguém que reclamasse. Já fui extremamente consumista, mas hoje sou bastante controlada. Quando ía as compras, era do tipo que, quando meus olhos batiam em "alguma coisa", já achava que estava precisando. E não era de esperar promoções. Se eu queria, ía lá e comprava logo, pois "podia acabar". As vendedoras das lojas que frequentava me adoravam, e sabiam que, quando eu entrava, a comissão estava garantida.
Assim era quando fazia supermercado também. Adorava ter em casa lançamentos. Produtos que ficavam meses na despensa ou geladeira, e acabam estragando por perderem a validade. Ver a geladeira cheia me deixava orgulhosa e feliz.
Mas a maturidade muda isso. O que era imprescindível, passou a ser supérfluo. E o indispensável, é tão..... desnecessário.... aí comecei a pensar se realmente precisava de tantas roupas novas,  acessórios, bolsas de grife para usar no dia-a-dia (fui assaltada várias vezes, e as bolsas foram levadas junto - acho que os ladrões nunca tiveram noção do valor material e emocional daquelas peças).
E os patês, queijos variados, ervas de todos os tipos que costumava comprar? Nossa, como faziam volume na dispensa e geladeira, mas nenhum no estômago, e nem mesmo no bolso. 
Lençóis e toalhas, edredons, jogos americanos... tudo era em exagero.
Aprendi a lição: comprar o necessário, quando necessário. Roupas novas? Continuam sendo minha paixão e fascínio, mas só compro quando tenho algum compromisso, ou quando viajo. E percebi que lojas de departamento tem roupas de muito efeito, sabendo procurar, priorizando roupas lisas, de cores neutras. 
Uma calça do magazine, pode compor com uma blusa de marca melhor, e vice-versa. Um vestido preto básico da loja de departamento, fica maravilhoso com aquele colar que apaixonou você de cara. Uma coisa compensa a outra. Semi-jóias e bijuterias hoje são trabalhadas tão bem quanto jóias, possuem belíssimo design e preços convidativos.
Sapatos precisam ter qualidade e conforto. A coluna agradece. Mas porque ter mais de 100 pares? Para encher o closet? Alguém consegue usar todos no ano? 
Lingerie era um vício. Nunca aceitei ou gostei de ter uma calcinha ou soutien com um fio desfiado, ou com uma manchinha. Aquela conversa de que quanto mais velho mais confortável.... nem pensar.... Hoje continuo não gostando. Compro sim, mas não na quantidade exagerada ou desnecessariamente. Sou extremamente cuidadosa com essas peças. Lavar à mão, secar ao sol, passar a ferro para eliminar bactérias e dobrar como guardanapo, guardando com cheiro do Pará, ou um sabonete neutro, tipo Johnson, deixa um cheirinho muito bom. 
Ir ao shopping quando estamos "para baixo" parece ser bom para a auto-estima. Mas é péssimo para as contas, ao final do mês, e é a época que mais compramos "futilidades". Confira quanta coisa você comprou desse jeito, e constate que muitas delas ainda estão com as etiquetas.
Ingredientes de cozinha, quanto mais se tem, mais rápido acabam. O controle é melhor. Levantar mais ou menos quanto se usa por semana de arroz, óleo, batata, manteiga, etc, é muito importante. Comprar o grosso quinzenalmente, observando sempre o prazo de validade dos produtos, e o que se deteriora mais rápido, como verduras, frutas, frios, carnes, peixes, frangos, semanalmente. 
A economia é certa. Apesar de que os preços estão pela "hora da morte"! 
Outro dia encontrei uma amiga no supermercado, e ela me disse que não gostava de ir ao supermercado por causa da hora de pagar. 
Adoro ir ao super, mas esperar as extensas filas de pagamento, a lentidão dos caixas e empacotadores, quando eles estão lá para isso, é um teste à paciência e bom humor. Tenho levantado o tempo que levo para fazer as compras e o tempo que gasto na fila e no caixa para pagar. Comprar é bem mais rápido. Mas faz parte do processo de ter uma casa e administrar. 
Aprendi que antes de ir às compras, temos que conferir o que tem em casa, para não comprarmos novamente. E, de preferência, ir depois de fazer alguma refeição. Quando você vai com fome, costuma comprar mais supérfluos, tipo biscoitos e guloseimas. E sabe qual o resultado disso? Calorias e calorias extras, e desperdício. Faça o teste você também!!
Ir as compras é um assunto longo e controverso. Faz bem para o ego, para a alma, mas pode fazer muito mal, quando o hábito de comprar perde o controle.
Homens e mulheres tem hábitos diferentes quando vão as compras. Eles são diretos no que querem. Não se perdem com supérfluos, e gastam menos tempo que nós nas compras. Veja o quadro...