segunda-feira, 12 de abril de 2010

Antes e Depois - parte 3

Ontem e hoje postamos um antes e depois de um processo de organização.
Você pode observar a grande diferença entre dispor as coisas organizadamente, com "guardar" coisas. A diferença é enorme e faz a "diferença". 
E isso facilita muito a vida e a rotina, pois com as coisas guardadas no devido lugar, é fácil localizar aquilo que você precisa.
No caso exemplificado, começamos pela sala. Apesar de limpa, as coisas estavam jogadas sobre móveis e pelo chão, já que a moradora não tinha tempo e não sabia como dar o início ao processo de eliminação de coisas "herdadas e acumuladas" durante os anos. Ressalte-se que a proprietária já contratou uma arquiteta para fazer reformas no apartamento, o que vai ser muito bom, inclusive para a auto-estima da mesma.
Começamos separando por tipo de material existente, como papéis, receitas, cds, videos, material de artes manuais, peças quebradas, fotos jogadas, ferramentas, dentre outros itens.
Após a separação, começamos a operação descarte. O que seria guardado de volta e o que seria jogado fora. Nesse caso, não havia o que consertar. A quantidade de "lixo" foi muito grande, e acredito que foi um alívio ver como guardamos coisas que são dispensáveis.
A partir de então, após concluído o descarte, começamos ao processo de alocar o material, nos lugares devidos. O que era da sala, permaneceu na sala, para ser arrumado. O que era do gabinete, foi para o gabinete. O que era da cozinha e área de serviço, seguiram seus destinos, assim como o quarto de hóspedes, que ficou para uma etapa posterior.
Arrumamos a sala, dando amplitude a mesma, reposicionando a mesa de jantar, o tapete, e os objetos de decoração. 
O resultado foi imediato, e ficou muito legal.
No gabinete, tivemos um trabalho grande com a papelada. Havia contas muitos antigas, documentos de garantia de objetos que nem mais existiam na casa. Separamos por tipo, e por ano, observando o prazo de necessidade de guarda dos mesmos. Catalogamos em pastas suspensas e pastas arquivo e etiquetamos tudo. Livros foram arrumados, gavetas e portas de armários, eliminado literalmente todo o lixo existente. Abrimos muito espaço e facilidades para a dona de casa.
Construímos uma planilha de controle de receitas e despesas, para que a mesma possa ter melhor controle financeiro de seus ganhos e gastos.
Mudamos a posição da mesa de trabalho, que ficava na entrada do gabinete e não permitia que tivesse uma boa visualização da TV, para o caso de a mesma trabalhar e assistir a TV ao mesmo tempo.
Ficou muito mais espaçoso e "limpo".
Depois partimos para quarto e área de serviço.
A proprietária possuía muitas caixas para guardar as coisas, mas mal aproveitadas e arrumadas. Usamos cada uma delas para receber álbuns de fotografias, exames médicos, CDs, DVDs, Fitas de video, algumas peças de roupas dos filhos de quando eram crianças, ferramentas, material do cachorro Bob, material de costura e artes manuais, etc...
Arrumamos malas no maleiro, e ainda decoramos o quarto com quadros que estavam guardados sem uso, deixando a área um pouco mais social.
Na área de serviço, retiramos um armário com prateleiras plásticas, alto, que tomava espaço e era pouco utilizado, crescendo a área, e organizamos o restante da área.
As fotos mostram melhor o resultado.

Antes e Depois - CADA COISA EM SEU LUGAR - parte 2