quarta-feira, 31 de março de 2010

Organizando as finanças

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Organizar as finanças pode causar uma profunda mudança na vida das pessoas. Quer seja a renda oriunda do próprio "suor" (salário, pró-labore), quer seja renda dependente de alguém (pensão, aposentadoria, mesada, ajuda de custo), as finanças precisam estar sob controle, para que os efeitos sejam positivos.
É costume ou tradição vivermos com mais do que realmente ganhamos. Em geral, não se prioriza as necessidades, mas sim os desejos.  

Com a nossa economia, o custo de vida alto, isso tem se tornado cada vez mais difícil. Apertar os gastos, para economizar.

A não ser que você seja um profissional liberal, que execute atividades para áreas rentáveis da economia, o salário está cada vez mais apertado, principalmente para a classe média. Pessoas que tinham um determinado padrão de vida, de repente se vêem com a renda desvalorizada.
Em vista disso, necessário se faz administrar o dinheiro. E como administrar o que já é escasso, chegando muitas vezes até a faltar, no final do mês?
O ideal é avaliar a situação, e traçar algumas metas.
Faça um levantamento de suas receitas e despesas, aí considerando as dívidas já contraídas e não quitadas.
É contabilidade pura: ativo e passivo. Considerando que bens móveis e imóveis, jóias, obras de arte, fazem parte do ativo, sugiro deixar os mesmos de fora, para que não precise lançar mão de nenhum deles. Só faça isso se a situação tiver chegado a um extremo que você não consiga sustentar, ou viver dignamente.
Considere como ativo, todo e qualquer recurso que você receba mensalmente, seja em conta corrente, em espécie, em aplicações/investimentos, tirando daí o valor aproximado de seus ativos.
Faça o mesmo com suas despesas e dívidas, considerando todas as existentes, seja aluguel, conta de água, luz, escola, supermercado, plano de saúde, empregados domésticos, cartões de crédito, dívidas, dentre tantas outras.
Após totalizar o valor aproximado, pois pode haver alteração mensal dos valores (o ideal é considerar a média dos últimos três meses, pelo menos), abata do ativo, o saldo do passivo. Se esse saldo for positivo, faça uma avaliação de como guardar esse dinheiro. Qual aplicação, inclusive alguma que você possa lançar mão quando de uma situação de emergência. 
Se for negativa, você está gastando mais do que ganha, e precisa urgentemente organizar suas finanças.
Dicas para essa situação:
- Faça um seguro de vida e de saúde, para você e sua família;
- Dê férias aos cartões de crédito e cheque especial;
- Reduza os gastos com roupas e calçados;
- Elimine os supérfluos do supermercado;
- Saia menos. Convide amigos para sua casa. Cada um leva uma coisa. O programa é barato e muito divertido. Alugue filmes (é mais barato do que ver no cinema).
- Negocie suas dívidas. Devagar vá eliminando os juros;
- Saia sempre com uma quantidade pequena de dinheiro no bolso. Evita que você gaste mais do que deve.
- Pague sempre as faturas pelo valor integral.
- Evite parcelamento nas compras;
Após o tempo necessário para se organizar, apenas administre, deixando que sobre para investimentos e projetos existentes.
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$