terça-feira, 10 de maio de 2011

Dicas básicas de organização

Desorganização é um mal que todos temos, pelo menos em algum momento na vida – podendo ser pouca ou muita desorganização. Este não é o problema. O problema é que muitas pessoas possuem dificuldade em se organizar em áreas importantes da vida na maior parte do tempo. Bom, se esse for o seu caso, não se preocupe, pois você verá algumas dicas importantes para conseguir vencer este mal – ou pelo menos amenizá-lo.

Para começar, é importante notar que a desorganização começa logo no início da vida – principalmente nos primeiros anos escolares. Se você nasceu numa família onde seus familiares, amigos, escola e todo o ambiente social ajudava, você sem dúvida terá mais facilidade. Mas infelizmente não é o que acontece. Então, logo abaixo, está uma lista de variáveis que podem ter interferido na sua vida e que ainda podem interferir seriamente na desorganização:

•Familiares - existem pais que se organizam melhor em alguns aspectos, como financeiro, arrumação, etc. Onde seus pais falharam tanto em te ensinar quanto em te dar exemplo, aí estará sua dificuldade.

•Rede de amizade – os amigos podem trazer grandes auxílios para uma vida desorganizada, pois muitos deles nos envolvem em tal harmonia com a "vantagem" da facilidade, que quando precisamos agir de forma mais ativa, pensamos "puxa, é tão mais fácil assim…". Sem perceber, eles nos influenciam.

•Doenças - esse fator afeta muitas pessoas, e a maioria delas nem sabe. Existem doenças que ajudam na desorganização, como depressão. Elas precisam ser seriamente tratadas. Verifique, no seu caso, como vai a sua saúde – alimentação, sono, exercícios – tudo influencia.

Poderíamos citar vários outros fatores, mas estes são essenciais e sem dúvida os principais. Na escola é muito comum se ver alunos inconformados com a organização exigida pelos professores. Vários deles ficam irritados e até brigam com o professor, caso ele passe algo que ocupe o tempo deles em fazer alguma coisa a mais a não ser assistir televisão, jogar e brincar.
A situação está realmente crítica. Parece que existe um consenso de que se "achou" o que procura ou se "sabe onde está", você é considerado organizado (ou pelo menos não precisa se preocupar com isso). O grande desafio é perceber que uma vida organizada traz mais prazer e segurança. Uma mulher que se separa do namorado ou marido, muitas vezes faz isso pela falta de segurança, a qual é demonstrada na organização de sua vida. Portanto, é motivo suficiente para você notar o quanto precisa se organizar, e onde está a maior parte do seu problema.
De forma prática, podemos destacar algumas dicas para uma vida mais organizada e que faça sua autoestima melhorar – e de todos que estiverem ao seu redor.
Dicas práticas:
1. Comece pelas Tarefas e Compromissos
Atenção – esta dica é muito importante. Não comece pela segunda dica!
Quando pensamos em começar a nos organizar, é comum começarmos pelo lugar errado da coisa. Nossa vida não para e, normalmente, não podemos dedicar grande parte de nosso tempo organizando prateleiras, roupas, armários, etc. Precisamos primeiro organizar nossa vida cotidiana. Para isso, você precisa seguir alguns passos importantes:
•Planeje sua semana – tente sempre estar adiantado com seus planejamentos. Para isso, no final de semana (um domingo, por exemplo), coloque num papel ou computador tudo o que terá de fazer na próxima semana. Não esqueça de colocar seus compromissos (data e hora marcado) e tarefas (atividades a realizar, sem hora para fazer). Depois que marcar toda a semana, faça uma lista dos recursos que precisará para executar as tarefas (para não ser pego de surpresa).

•Separe tempo para se organizar ainda mais – lembre-se que você está começando a se organizar, portanto, tire um mês para ter mais tempo para se organizar. Depois você poderá voltar a realizar mais atividades para "descansar a cabeça"

•Separe as atividades por nível de importância – Urgente (aquilo que precisa ser agora); Importante (aquilo que é definitivamente o mais importante na sua vida, mas muitas vezes você não toma tempo); Circunstancial (aquilo que você não gosta de fazer, não é urgente e nem importante, mas tem que fazer – ou seja, pura perda de tempo).

2. De dentro para fora
Depois que você terminar de se planejar, vá para o segundo passo, que é começar de dentro para fora, ou seja, comece a organizar (no tempo que você planejou para fazer isso) primeiramente sua vida pessoal. Organize sua casa, seu quarto, suas bagunças internas, papelada, etc. Quando você sentir que está tudo arrumado, ou pelo menos deu para te dar um animo legal, comece a arrumar outros lugares que você vive, como o ambiente de trabalho.
Isso é importante porque você sentirá mais feliz se fizer nesta ordem e neste ritmo. Caso contrário, você poderá desanimar no meio de tudo – como provavelmente já aconteceu "milhares" de vezes.
Tente executar nesta ordem por pelo menos duas semanas. Após isso, faça do planejamento uma rotina.
3. Auxílio
Talvez este seja um dos passos mais importantes. Mesmo que você não tenha conseguido se organizar até hoje, é praticamente certeza que você já procurou ajuda ou pelo menos tentou realizar este sonho alguma vez. O grande problema é na maioria das vezes não temos o auxílio necessário para alcançarmos a vitória pessoal neste aspecto. Existem diversos caminhos que você pode seguir, mas com certeza alguns deles são imprescindíveis para a conquista. São eles:

•Família - familiares podem dar muita força na hora de conseguir se organizar, principalmente se eles já são organizados. Mas cuidado com familiares que podem ajudar a destruir tudo.

•Amigos – grandes amigos podem dar uma força tremenda. Um grande segredo é começar junto algo – e se um desanimar o outro auxilia. Assim existe menos risco de acabar.

•Conhecimento - Não esqueça que você não sabe tudo sobre o assunto de "como se organizar" – e este guia está longe de finalizar o assunto. Portanto, pesquise, pesquise e pratique.

•Deus - se você tem a fé em Deus, não esqueça de pedir a ajuda dEle, pois o arquiteto de tudo isso é Ele.

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