sexta-feira, 9 de abril de 2010

Organizar e limpar



Um ambiente limpo e arrumado sugere aconchego, alegria, saúde,higiene, bons hábitos dentro de casa.
Você é o espelho de sua casa.
Organizar e arrumar, limpar, são assuntos diversos.
Organizar significa  colocar em ordem, arrumar; dispor para funcionar.



Limpar significa: tornar limpo, asseado, desembaraçar da sujeira, de corpos estranhos, varrer, esvaziar.

Você pode limpar, mas não arrumar, assim como você pode arrumar, mas não limpar.
Ou seja, um serviço pode anular o outro.
A sujeira pode estar escondida debaixo do tapete, mas ela sempre estará lá.
A bagunça pode ser camuflada, enfiada em armários e atrás de portas, mas para os usuários, ela também estará sempre presente.
Por mais que diga que não se incomoda,que convive bem, que é organizado em sua bagunça, que sabe onde estão suas coisas, com certeza se sentiria melhor, se pudesse manter um outro tipo de ordem.
Aproximadamente somente 16% das pessoas são organizadas. É um percentual muito pequeno, considerando que a maioria vive em casa com suas famílias, às vezes muito numerosas. Imagine conviver num ambiente em que apenas 16% de seus moradores conseguem se organizar. O caos se instala. Sujeira, desarrumação, mal cheiro, lixeira cheia, roupas atiradas pelos cantos, livros e revistas jogados no chão ou abertos sobre mesas, louças sujas, camas desfeitas, enfim, é o que geralmente se vê por aí.
Numa de minhas postagens falei que uma única cadeira fora do lugar , já dar um ar de bagunça. Faça o teste. Bata uma foto. 
Limpe a casa, varra, lave o chão, arrume os móveis em seus lugares, os objetos, passe aspirador de pó nas cortinas, nos tapetes, recolha tudo do chão e coloque  nos devidos lugares, tire o lixo e jogue fora, arrume as camas, lave e guarde as louças. Nivele os quadros das paredes, os adornos de cima dos móveis. Passe um aromatizador de ambientes em toda casa.



Esse processo inicial é um passo importante. Tire um dia para fazer a faxina.

Depois, tire um dia para arrumar dentro de armários, estantes, dispensas, voltando para o lugar tudo o que estava espalhado pela casa. 
Não precisa fazer tudo de uma vez. Cada passo é importante. Chame amigos para ajudar. Coloque música animada, faça um lanche para vocês. Conversem, fofoquem. Ajuda a tornar o serviço mais suave.
Depois comemore o recomeço, a renovação. E mantenha. É mais fácil, mas requer assiduidade, persistência e disciplina.