terça-feira, 20 de abril de 2010

Arrumando a bolsa

Como é difícil manter uma bolsa arrumada. E quanto maior, mais "ítens indispensáveis" recheiam e pesam nas bolsas femininas.
Quantos objetos mulheres costumam carregar nas bolsas, quando saem. Batom (fundamental,muitas vezes mais de um, dois, ou três), blush, lápis para olhos, escova de cabelo, carteira para cédulas e cartões de crédito (importantíssimo), comprovantes de cartões de crédito e notas fiscais, agenda, celular (às vezes mais que um), notebook, recortes de revistas (modelos de vestidos, cabelos, lançamentos de maquiagem e perfume), fotos da família inteira, chaves de casa e do carro, absorventes higiênicos, pasta e escova de dentes e enxaguante bucal, óculos de sol, óculos de grau, e outras coisas mais individuais.
Algumas bolsas, dizem, guardam até "peixe frito".
Quem de nós nunca saiu de casa com a bolsa arrumada, e retornou com a mesma tão bagunçada, que chega a perder objetos guardados. A gente mexe e remexe no fundo, e não encontra o que se procura.
O que fazer? Jogar tudo sobre uma superfície, e rearrumar.
Imagine ir ao Shopping Center, pegar o ticket de entrada e não achar na hora da saída, para pagar. Estar fazendo uma compra, e não achar o cartão de crédito. Estar no restaurante ou lanchonete, ter que ler um cardápio e não achar os óculos de leitura. São todas situações reais e corriqueiras.
Se você realmente acha imprescindível carregar tudo isso na bolsa, coloque as coisas em bolsinhas coloridas ou de mesma cor, mas tamanhos variados, identificando as mesmas, que organizam e facilitam sua vida. Bolsinha para maquiagem, para as chaves, para os comprovantes de lojas e documentos, para dinheiro e cartões, para ítens de higiene pessoal. Coloque as mesmas bem posicionadas dentro da bolsa, tentando arrumá-las uma ao lado da outra, para ajudar na distribuição do peso e para manter a forma da mesma.
Ortopedistas orientam que não se deve carregar mais do que 5 % do peso do corpo. Ou seja, se você pesa 50 kls, seu limite é 2,5 kls.
O mesmo deve ser observado com as mochilas das crianças e adolescentes, que carregam livros, cadernos, estojos, materiais de  trabalhos escolares, lancheira, celular, I-POD, Vídeo Game, agendas e outras coisas que vão jogando nas "bagagens".
Empresários, servidores, e outros profissionais também se usam da mochila ou pastas para carregar Notebooks, documentos, celular, muitos carregam impressoras portáteis, dentre outros ítens necessários para a prática de suas atividades.
Com isso, 80% da população sofre de algum problema na coluna, por desvio na postura ao carregar bolsas, pastas ou mochilas, dentre outros problemas.
Portanto, é importante realmente selecionar o que precisa ser carregado, e arrumar organizadamente.