terça-feira, 16 de março de 2010

Cozinha

Cozinha

A cozinha é o lugar mais frequentado nas habitações. É nela que os moradores transitam com frequência, seja para fazer alguma refeição, beliscar alguma coisa, tomar uma água, ou mesmo só para bisbilhotar o que está "cheirando" tanto!!
É território de todos, e de ninguém, pois poucos se preocupam em guardar uma louça, arrumar um armário, limpar um respingo de água caída.
Serviçais, por outro lado, se não forem bem orientados, e gostarem do serviço que executam, costumam esconder o lixo "debaixo do tapete". É um passo para a gordura se instalar, azulejos ficarem manchados e muitas vezes com limo, pisos permanecerem engordurados.
Daí para frente aparecem  baratas, formigas, o mau cheiro toma conta do espaço.
Cozinhas costumam ter na sua estrutura, os seguintes itens:
- bancadas para pias e arrumação de eletrodomésticos e outros equipamentos de uso diário ou decorativo
- armários para louças, panelas, ingredientes de cozinha, dispensa (quando não existe espaço apropriado para tal), mesa com cadeiras para refeições, fogão, exaustor, geladeira, freezer, prateleiras e nichos para microondas, máquina de lavar louça, uma secadora de louça, que pode ser de aço inox, alumínio ou plástico, máquina de fazer gelo, e hoje em dia, até pequenas adegas são guardadas em cozinhas.
Cozinhas necessitam de um espaço para fruteiras, bebedouros (quando não possuir filtro de parede),
- A disposição de copos de uso diário numa bandeja, também é bastante prática.
Os eletrodomésticos que costumam ser colocados nas prateleiras, nichos e armários são os seguintes:
- liquidificador
- batedeira
- cafeteira
- microondas
- forninho
- máquina de pão
- multiprocessador
- sanduicheira e tostadeira
Existem outros equipamentos menores, que também ocupam espaço, e se tornam de difícil guarda, face o tamanho e o design dos mesmos, como abridores de lata (elétrico), facas trinchadoras, cortadores de frio, máquina para fazer massas, dentre outros.
Nos armários, as louças devem ser bem distribuídas, e costumam ter em quantidade: pratos rasos, fundos, de sobremesa, xícaras de chá e café, talheres, baixelas para dispor comidas, bandejas, cestos, geleiras, potes de mantimentos, potes de plástico, medidores, leiteiras, garrafas de suco, copos, etc, etc, etc...
A cozinha é o espaço que mais abriga objetos e acumula entulhos.
Deve-se evitar a guarda de plásticos sem tampa, talheres tortos ou quebrados ou de conjuntos desfalcados, sacolas de supermercado, panos de limpeza e enxugar louça, velhos e rasgados, louças quebradas, copos de requeijão e geléias, recipientes de sorvete, bandejas de isopor que costumam vir em carnes e verduras, dentre outros.
É importante que sejam mantidos somente objetos que realmente tenham utilidade, e que façam falta na rotina dos habitantes, caso contrário, vira um depósito de entulhos, e a bagunça é inevitável.
Amanhã daremos sequência à cozinha.