quinta-feira, 22 de abril de 2010

Etiqueta também tem regras

Cada coisa ou cada qual em seu lugar se estende ao comportamento. Como já falei em outras postagens, sua casa ou escritório costuma ser uma extensão de você. Provavelmente você mostrará isso no comportamento em público ou no trato com as pessoas e coisas.
Para isso, há regras de etiqueta que devem ser seguidas com certo rigor. Algumas, podem ser contornáveis.
Social - significa da sociedade ou relativo a ela. O que dá acesso à porta de entrada.
Sociável - Que gosta da vida social.
Socialite - São várias as definições para socialites. Para alguns, são pessoas ricas, que estão sempre nos eventos das elites sociais, são pessoas que adoram aparecer e pagam caro por isso; são mulheres que a maioria das outras invejam, mas fingem desprezar. Não são necessariamente ricas, mas são conhecidas pelo bom gosto ao vestir e muito copiadas pelas outras. Podem ser pessoas que pertencem a famílias aristocratas ou antigas.

Embora nem todas sejam bonitas, grande parte é casada com homens poderosos que também gostam de mulheres elegantes, que lhes dão mais status.

Socialites mais elegantes e respeitadas não gostam de aparecer. Algumas novas socialites fazem tudo para estar ao lado das mais elegantes do meio, para sair em fotos em jornais e revistas, objetivando chamar mais atenção.

Socialites desmioladas com Paris Hilton dão uma péssima  e nem sempre merecida má reputação ao grupo. Socialite  nota 10 ajuda em trabalhos sociais, faz caridade, enquanto outras destacam-se por jamais aparecerem em escândalos e baixarias. Essas, uma minoria, são as grandes damas, as " ocomotivas" sociais, em geral mulheres bem mais inteligentes que a média e casadas com homens também em geral inteligentes e competentes, embora nem sempre honestos ou de caráter respeitável.

Portanto, todos somos seres sociais e sociáveis, mas existe uma medida para ser socialite, e isso normalmente tem um limiar muito forte entre o exagero e querer aparecer, do realmente elegante. 
Quando você for convidado para alguma festa, caso seja um convite feito por telefone, procure saber a formalidade do evento. Normalmente, se a pessoa que convida é bastante gentil, ela lhe dará essa informação. Convites impressos normalmente dizem o tipo de festa que vai ser e qual o traje que deverá ser usado. Procure confirmar a presença (evita que o dono da festa faça mais comida do que deva), e chegue no horário. Todo anfitrião fica tenso ao ver que na hora marcada não chegou ninguém, e isso é um péssimo costume no Brasil, e uma tremenda falta de educação. 
Dizem que na casa da Carmem Mayrink Veiga, ela marca os jantares para às 20.45 hs e todos estão pontualmente lá. Como a Carmem não bebe, ela dá 45 minuntos para servir drinks e tira-gosto, e serve o jantar pontualmente.  Despeça-se de todos, se o jantar for para menos de 30 pessoas. A partir daí, saia a francesa, mas fale com os donos da casa. E agradeça fazendo algum elogio ao jantar. No dia seguinte, é de bom tom ligar para agradecer e fazer elogios ao evento. 
Se estiver separado, procure fazer uma limpeza na sua vida, eliminando coisas e pessoas que não tem mais nada a ver com você; os que estão deprimidos, os que vivem fazendo dietas e só falam nisso; os invejosos; aqueles que você tem certeza que não gostam de você; aqueles que você nunca foi com a cara; os que só falam futilidades, e vivem a contar grandeza. 
Ouça mais e fale menos. Não conte histórias muito longas. Não as repita, se novas pessoas entrarem na conversa. Não fale somente de você.
Esteja sempre bem informado. Leia os jornais, e revistas semanais. Veja novelas (sim, todo mundo assiste novelas hoje, apesar de haver uns que não assumem). Procure assistir a pelo menos um programa do BBB, para conhecer os participantes, e poder fazer algum comentário. Leia uma revistas de fofoca, uma de modas. Leia a sinopse dos filmes que estão em cartaz. Se não gostar de ler livros, vá a alguma livraria e leia pelo menos a orelha para ter um resumo das histórias. Ler é cultura....   
Amanhã tem mais!!