quarta-feira, 12 de maio de 2010

Arrumando a despensa

Se tem uma coisa que a maioria das pessoas detesta fazer e arrumar, são as compras de supermercado.

Você tem que perder pelo menos duas horas procurando a lista, pesquisando os preços, enfrentando a fila para passar e pagar a mercadoria no caixa.

Daí você tem que chegar em casa, retirar do carro as compras e partir para guardá-las na sua despensa.
Qual a melhor maneira de fazer isso?

Bem, comece separando os produtos da mesma maneira que você encontra nas prateleiras do supermercado: produtos de limpeza, produtos de higiene pessoal, grãos (arroz, feijão, café), açucar, enlatados, frutas, verduras, carnes, frios, condimentos, bebidas, bombons e biscoitos.

Depois de separar tudo, tem que começar a guardar os mesmos. Procure guardar enfileirando os produtos, com o rótulo para frente, para facilitar a visualização.
Faça pilhas dos produtos repetidos.
Coloque tudo de fácil acesso. Exemplo: as crianças costumam pegar biscoitos e bombons, coloque numa prateleira do armário à altura delas.

Produtos de higiene, procure guardar no armário do banheiro, para não correr o risco de ficar gritando atrás do rolo de papel higiênico, ou do sabonete.

Carnes, frangos e peixes costumam ser vendidos hoje na quantidade que você precisa para o uso diário. Eles já vem em bandejas de isopor, embrulhadas em papel filme. Dá para guardar direto no freezer.
Verduras devem ser lavadas antes de guardar na geladeira. Você pode colocar naqueles sacos tipo zip. Conservam bem e dá para separar sem estragar.
Batatas, cebolas, limão, bananas e algumas outras frutas não precisam ser guardadas na geladeira. Se você tiver uma fruteira em casa, guarde-as nos cestos.
Condimentos tipo tabletes de caldo de galinha e carne, colorífico, pimenta do reino, cominho, sal, devem ser colocados em potes de vidro preferencialmente, pois o recipiente de plástico costuma suar e umedece o produto. Conserve em lugar fresco.
Depois de ser criada uma rotina, o trabalho passa a ser mais prazeroso.