domingo, 29 de maio de 2011

Entrevista completa - Revista Way

Como começou nessa área de organização?
Desde que era criança, sempre gostei de arrumar e organizar as coisas. Já adolescente, gostava de arrumar meu armário como se as roupas estivessem nas prateleiras das lojas, hábito esse que me acompanhou na fase adulta. Veio o casamento, os filhos (3), e apesar de sempre trabalhar fora, estando em casa sempre me preocupei em manter tudo organizado. Final de 2009, ao visitar minha filha que mora nos EUA, descobri que havia em sua cidade, 2 das maiores empresas de Organização. Visitei uma delas, e fiz alguns cursos.
Ao retornar da viagem, achei que poderia aproveitar essa qualidade que eu tinha, e transformá-la em profissão. Maturei a idéia, comprei o material que seria necessário, criei um Blog (CADA COISA EM SEU LUGAR - http://cceslugar.blogspot.com ), comecei a divulgação por email a amigos e arquitetos que conhecia. E assim, algumas pessoas começaram a me procurar, e então comecei o trabalho.

Como funciona seu trabalho na prática?
Algumas pessoas não possuem tempo ou não gostam mesmo dessa atividade. Com isso, acumulam coisas que adquirem no decorrer da vida, e acabam não tendo espaço para guardar tudo o que guardaram. Assim começa a "bagunça". Meu trabalho é separar (precisando nessa fase da ajuda do proprietário) aquilo que vai ser jogado fora, doado, ou vai permanecer com a pessoa. Após separar, começa então o processo da guarda no espaço requerido.

Quem são seus clientes? Qual o perfil deles?
Todas as pessoas que são "bagunceiras", desorganizadas, as que não gostam de arrumar, e as que gostam mas não tem tempo ou não sabem como fazer. Tenho tido várias clientes advogadas e médicas, que acredito serem profissões que exigem muito tempo fora de casa, e com isso não permitem folga para a organização de seuas casas.

Como eles lhe procuram?
Quais as maiores necessidades a serem atendidas? Tenho tido indicação de arquitetos, e o boca-a-boca das clientes para as quais já fiz o serviço. O Blog também chama a atenção para o serviço. O principal problema das pessoas é a arrumação de armários e closets, guarda louças e rouparia de cama, mesa e banho. Além de arrumar esses espaços, faço organização de arquivos, bibliotecas, catalogo documentos, elaboro planilhas de despesas, enfim, todos os serviços necessários para eliminar a bagunça e organizar ambientes.

Já teve algum trabalho que lhe deu “muito” trabalho? Conte pra gente.
Quando alguém me chama para um trabalho, nunca acho que vou encontrar a coisa pronta, fácil de fazer. Ao necessitar do trabalho de um Personal Organizer, a pessoa já está muito incomodada com a situação e com muita vontade de ver suas coisas em ordem. Normalmente a coisa é bem complicada. Tudo muito misturado, e sem espaço para guardar. O maior trabalho está em convencer as pessoas que a maioria das coisas acumuladas é desnecessária, descartável, e deve passar pelo processo de seleção, que é a primeira regra da organização: lixo, doação e conservação ou guarda. Há pessoas que guardam sacos de supermercado, sacolas de lojas, revistas e jornais velhos, brindes das mais diversas espécies, caixas de papelão, achando que "um dia" podem precisar. Não percebem que esse dia nunca chega, e que todo dia tem novos objetos desse tipo que continuam sendo guardados. O mesmo acontece com roupas, sapatos, bijuterias. A menos que o valor sentimental seja muito grande, as coisas devem sofrer processo de mudança, de eliminação, para que se abra espaço para que novas coisas venham. E isso vale para tudo na vida.

Quais as missões mais “impossíveis” pedidas para se fazer nos armários?
Até hoje não passei pela experiência de uma missão "impossível", mas acredito que o mais difícil é a falta de espaço físico, quando há o excesso de qualquer coisa.

Em que momento é preciso se livrar de algumas peças? Todas as pessoas que pretendam organizar alguma coisa devem fazer algumas perguntas que vão determinar o início do processo de "descarte" do que não precisam. Perguntas do tipo "eu preciso disso?", há quanto tempo eu não uso isso? Quando pretendo usar? Qual a última vez que usei? Dependendo do que seja, considere no mínimo de 6 meses a 1 ano o prazo de guarda daquilo não usado (isso é para tudo - roupas, sapatos, bolsas, objetos de cozinha, cama, mesa e banho, dentre outros).

Na sua casa, você é extremamente organizada com seu armário?
Na minha casa costumo ser organizada com tudo. Sou bem psica (gíria) com organização e limpeza. Estou sempre observando se há coisas fora do lugar, e guardo logo nos seus respectivos espaços. Sempre arrumei meu armário, guardando a roupa passada, procurando mante-las separadas por cores, bem dobradas. Miudezas são colocadas em caixas, o que evita aquele ar de desordem. A rotina não permite a ninguém ter um armário como se vê nas lojas, pois a pressa faz com que se tire algumas peças do lugar. Procuro pelo menos duas vezes por mês, normalmente nos finais de semana, arrumar todos os armários, limpando e reorganizando tudo. Não consigo conviver com a bagunça.

Como as pessoas que estão nos lendo podem fazer para começar a dar uma ordem melhor no seu armário?
Correria, movimentação, tempo controlado (ou descontrolado), estresse. Estilos de vida que combinam com a evolução dos tempos e que pouco permitem manter a casa em perfeita organização. Para que isso aconteça. necessário se faz que se esteja com vontade e disposição para começar, até que isso vire uma rotina. Para quem começa, um único dia não é suficiente. Deve-se reservar um dia para cada ambiente. Separar, guardar e organizar são os processos que devem ser seguidos. Deve-se ter em mãos todo o material necessário, como cestos para separar as coisas (lixo, doar e manter), flanela para limpeza, produto de limpeza adequado ao mobiliário, caixas para organização, cabides de mesmo formato e cor, divisórias de gavetas para meias, cintos, bijuterias (caixas são mais indicadas), dentre outros.

As dicas que sugiro são: fora com as coisas velhas, para fazer espaço para as novas;

E se voltar para moda? Crie espaço para o que você usa agora, e não o que usou no passado.

Pode ser que um dia eu precise disso... Você provavelmente não precisará, e se precisar, não é insubstituível.

Depois eu jogo isso fora.: Depois pode significar 3 semanas, 3 anos ou 3 décadas! Jogue fora agora!

A partir daí, colocar uma música, e partir para a tarefa. Para se tornar menos cansativo, que tal chamar as(os) amigas(os) para ajudar? E de quebra fazer uma tarde bem divertida.


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