terça-feira, 1 de março de 2011

Livre-se das tralhas!!

Tralhas .....



Destralhe-se

"-Bom dia, como tá a alegria"? Diz dona Francisca, minha faxineira rezadeira, que acaba de chegar. "Antes de dar uma benzida na casa, deixa eu te dar um abraço que preste!" e ela me apertou. Na matemática de dona Francisca, "quatro abraços por dia dão para sobreviver; oito ajudam a nos manter vivos; 12 fazem a vida prosperar".

Falando nisso, "vida nenhuma prospera se estiver pesada e intoxicada".

Já ouviu falar em toxinas da casa?

Pois são:

- objetos que você não usa,

- roupas que você não gosta ou não usa a um ano,

- coisas feias,

- coisas quebradas, lascadas ou rachadas

- velhas cartas, bilhetes,

- plantas mortas ou doentes,

- recibos/jornais/revistas, antigos,

- remédios vencidos,

- meias velhas, furadas,

- sapatos estragados...



Ufa, que peso!

"O que está fora está dentro e isso afeta a saúde", aprendi com dona Francisca.

"- Saúde é o que interessa. O resto não tem pressa"!, ela diz, enquanto me ajuda a 'destralhar', ou liberar as tralhas da casa...

O 'destralhamento' é a forma mais rápidas de transformar a vida e ajuda as outras eventuais terapias.



Com o destralhamento:

- A saúde melhora;

- A criatividade cresce;

- Os relacionamentos se aprimoram...



É comum se sentir:

- cansado,

- deprimido,

- desanimado,

em um ambiente cheio de entulho, pois "existem fios invisíveis que nos ligam à tudo aquilo que possuímos".



Outros possíveis efeitos do "acúmulo e da bagunça":

- sentir-se desorganizado;

- fracassado;

- limitado;

- aumento de peso;

- apegado ao passado...



No porão e no sótão, as tralhas viram sobrecarga;

Na entrada, restringem o fluxo da vida;

Empilhadas no chão, nos puxam para baixo;

Acima de nós, são dores de cabeça;

“Sob a cama, poluem o sono”.



"Oito horas, para trabalhar;

Oito horas, para descansar;

Oito horas, para se cuidar."



Perguntinhas úteis na hora de destralhar-se:

- Por que estou guardando isso?

- Será que tem a ver comigo hoje ?

- O que vou sentir ao liberar isto?



...e vá fazendo pilhas separadas...

- Para doar!

- Para jogar fora!



Para destralhar mais:

- livre-se de barulhos,

- das luzes fortes,

- das cores berrantes,

- dos odores químicos,

- dos revestimentos sintéticos...



e também...

- libere mágoas,

- pare de fumar,

- diminua o uso da carne,

- termine projetos inacabados.



"Acumular nos dá a sensação de permanência, apesar de a vida ser impermanente", diz a sabedoria oriental. O Ocidente resiste a essa idéia e, assim, perde contato com o sagrado instante presente.



Dona Francisca me conta que:

"as frutas nascem azedas e no pé, vão ficando docinhas com o tempo"... a gente deveria de ser assim”, ela diz, "Destralhar ajuda a adocicar."

Se os sábios concordam, quem sou eu para discordar...

3 comentários:

  1. Oi Gina, adorei. Eu sou uma que adoro jogar tralha fora. Me faz um bem danado. bjs Mari

    ResponderExcluir
  2. Gina, eu sabia que você é arrumadinha, tá na cara!
    Gosto de casa sem nada, poucos móveis, muito espaço livre, quadros nas paredes e tapetes. No quarto só cama com colchão densidade 33,duro, parece que está no chão, mesa com computador , parte da biblioteca e uma arara prá guardar roupas, e só. Nunca passou da vontade, minha casa tem entulho prá valer, um dia chego lá,uma vida espartana é mais saudável. Ainda vou construir um tapirí estiloso, um loft caboclo!bj, Tintom.

    ResponderExcluir

Obrigada e volte sempre!!! bjs