Quando somos convidados para um evento, ou mesmo no dia-a-dia, o processo de escolher qual a roupa adequada para aquela ocasião sempre se torna duvidoso.
A melhor maneira de escolher uma roupa para usar, é usando a coerência e o bom senso.
Para algumas pessoas a roupa é uma espécie de fantasia. É como se alguém quisesse interpretar um papel novo a cada dia. Obviamente que isso não pode acontecer em todas as ocasiões.
A moda hoje está bem versátil, menos rigorosa. E dá para dizer que vale quase tudo. Há inúmeras tendências e estilos, e você pode escolher aquela que lhe cai melhor. Você não é obrigada a seguir o modelo das passarelas, mas o que melhor se adapta ao seu corpo e ao seu estilo.
Uma pessoa elegante chama a atenção sem que ninguém saiba dizer ao certo porquê.
Para facilitar a escolha de roupas, existem alguns trajes que são mais ou menos padronizados.
Para homens:
Esporte: camisa sem gravata ou suéter de malha
Passeio: terno (para pessoas mais formais) ou calça clara com Blazer escuro, com gravata (para os mais informais). Até às 18 horas, cores claras, como bege ou cinza. A partir daí, só preto e azul marinho.
O grafite é uma boa opção para todas as ocasiões.
Passeio completo: terno escuro com camisa branca e uma gravata superdiscreta.
Black tie: smoking. Summer só se estiver um dia muito quente, em pleno verão e numa festa ao ar livre. E gravatas e faixas sempre pretas. Qualquer variação pode ser perigosa.
Gala: smoking ou casaca
Para mulheres:
Passeio: vestidos, tailler, sapatos escarpim de salto médio, bolsa pequena.
Recepção: os mesmo do traje passeio, só que confeccionados com tecidos mais nobres, como crepe, tafetá, veludo, jérsei, organza e brocados. Aqui. pode ser usado enfeites de cabeça.
Black tie: vestidos e mais sofisticação. Valem os bordados com pedrarias, e o lamê. Pantalonas largas com tecidos nobres e transparências também podem ser usadas.
Gala: vestido longo, com a bainha abaixo do tornozelo: pode até ser uma pequena cauda, conforme o grau de formalidade da ocasião. Conjunto de saia e blusa para noites de gala é considerado incorreto, por mais longo e bordado que seja.
O dia-a-dia não exige trajes determinados, mas é bom não exagerar e seguir algumas regrinhas para não correr riscos:
- prefira roupas de caimento normal, nem muito folgadas, nem muito justas. Roupa colada só para quem está com corpo muito em cima;
- roupas lisas são melhores que estampadas e combinam mais facilmente entre si. Só use estampas grandes se tiver mais do que 1.65 mts de altura.
- tons pastéis são sempre mais agradáveis que cores berrantes e enfeitam muito, além de rejuvenescer.
- branco, preto e bege são sempre muito elegantes e chiques.
- não precisa ter uma variedade de sapatos. O básico é ter um par das principais cores: preto, marrom, azul marinho e bege, com variações de saltos. Hoje em dia, pode ter também um de cor, que combine com a maioria das peças que você tem guardadas no armário.
Para os homens, preto e marrom são suficientes.
Quem tem que ser sensual é você e não a roupa. A roupa deve ser um instrumento para provocar a imaginação, e não os sentidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada e volte sempre!!! bjs