Sabemos que dinheiro não dá em árvore e que, controlar despesas pessoais é fator fundamental para uma vida tranquila e próspera.Mas o que todos se perguntam é: como fazer esse milagre? Afinal, é difícil atravessar o mês sem entrar no cheque especial ou sem usar o do cartão de crédito, parcelando em longas prestações.
O que fazer para que sua renda mensal dure até o final do mês, com tantos compromissos? Alimentação, vestuário, saúde, educação, transporte, lazer, só esses itens consomem mais de 80% de qualquer orçamento dos simples mortais, ou seja, aqueles que como nós, ralamos o mês inteiro para receber um salário fixo, sem considerar que para a maioria da população, o salário se resume ao mínimo.
O jeito mesmo é controlar, considerando que despesas e receitas se enquadram em duas (2) ciências: matemática e contabilidade. Portanto, o ideal mesmo é colocar tudo na ponta do lápis, ou da calculadora: ganhos e gastos. Monte uma planilha e anote tudo, mesmo aquele trocado que você deu ao flanelinha, o bombom que você comprou para os filhos na porta da escola.
Mantenha em sua bolsa e no carro uma agenda ou cadernetinha para anotar a gasolina, os lanches, os guardadores de carro, a água mineral e botijão de gás, o técnico que trocou a resistência do seu chuveiro elétrico. Esses gastos não costumam ter NF, e são bastante corriqueiros.
Catalogue documentos: contas de energia, água, condomínio, supermercado, escola, impostos, enfim, qualquer despesa que você tenha com a casa ou escritório. Nesse caso, não há caixa 2. Não dá para "sabotar" seu controle. É o mesmo que sabotar a dieta. Vai continuar engordando.
Estamos postando aqui um modelo de planilha:
PLANILHA ORÇAMENTÁRIA
Salários (13°, férias), retirada de aplicações (poupança, fundos de investimento, bolsas), empréstimos, outros
DESPESAS
Habitação (aluguel, financiamento, condomínio, IPTU, luz, telefone, água, TV por assinatura, empregada, supermercado, feira, açougue, mobiliários, eletrônicos e eletrodomésticos, acessórios diversos, reformas, reparos, outros)
Saúde (plano de saúde, seguros de vida, médico, psicólogo, dentista, medicamentos, outros)
Transporte (ônibus, metrô, trem, táxi, outros)
Automóvel (gasolina, seguro, manutenção, estacionamento, óleo, lavagem, mecânico, IPVA, outros)
Pessoais (higiene, salão de beleza, depilação, dermatologista, barbeiro, vestuário, lavanderia, academia, celular, empréstimos, cursos, outros)
Lazer (Restaurantes e bares, teatros, boates, cinemas, viagens, livrarias, jornais, assinatura de revistas, locadoras de vídeo, CDs, DVDs, acessórios, outros)
Cartões de Crédito e contas correntes (tarifas de manutenção, seguro, outras despesas)
Dependentes (escola, faculdades, vestuário, cursos extras, material escolar, uniformes, esporte, mesada, passeios, férias, saúde, medicamentos, outros)
Total: Receitas - despesas = saldo do mês (déficit ou superávit) -registre o saldo acumulado
Totalize cada item e coloque num gráfico, para observar a oscilação nas despesas ou estabilidade. Itens: renda familiar, habitação, saúde, transporte, automóvel, despesas pessoais, lazer, cartões de crédito e contas correntes, dependentes.
Exemplo de gráfico:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada e volte sempre!!! bjs