quarta-feira, 3 de março de 2010

SALA - PARTE 2

A SALA

O máximo de móveis que encontramos em uma sala de jantar é uma mesa, cadeiras, aparadores, buffet, espelhos, colunas e cristaleiras. Portanto, a arrumação da sala de jantar é muito simples e prática. Na cristaleira, costuma-se por, como o próprio nome diz, cristais. Louças ou peças decorativas são guardadas nesse tipo de mobiliário. Nas vitrines, guardam-se objetos antigos, arrumados com disposição requintada, para realçar esse tipo de peça, por terem certo valor.
Já o buffet, costuma ser utilizado para guardar louças de festa, baixelas, bandejas. Ou seja, tudo aquilo que não costuma ser usado diariamente. Esse móvel deve estar sempre arrumado, e as louças devem ser lavadas sempre que forem utilizadas em eventos, ou, pelo menos, de 3 em 3 meses, pois mesmo guardadas, acumulam poeira. O móvel precisa ser limpo com material apropriado para material que foi feito.
A mesa da sala deve estar arrumada com as cadeiras no lugar, e ter em seu centro uma passadeira, com uma peça bonita de decoração sobre a mesma, ou uma toalha limpa, sem manchas, bem passada, de preferência sem estampas. O tecido liso (cor neutra - branco, bege) da toalha dá mais requinte ao ambiente. As estampas costumam dar menos formalidade ao espaço.
Aparadores são utilizados no dia-a-dia  para dispor porta-retrato, vasos altos, e hoje em dia, utilizados por muitos como espaços de bar, em uma bonita bandeja. Taças coloridas, copos de licor, costumam compor a bandeja, junto com bebidas preferidas pelos moradores da casa. Há algumas garrafas de bebida que decoram lindamente o bar. Em dias de festa, os aparadores servem de apoio também a pratos e talheres, para auxiliar no serviço de jantar, quando for um serviço a americana, para disponibilizar espaço sobre a mesa, para os alimentos que serão servidos.
Portanto, a limpeza é praticamente o serviço mais trabalhoso das salas, e deve ser feita diariamente, mesmo quando não utilizado o espaço.
A arrumação é o que vai dar a caracterização e deixar o espaço com boa aparência.
É regra da organização: uma casa limpa, mas desarrumada, aparenta estar mais suja que uma casa suja, mas arrumada.
Nunca esqueça disso.
Já a sala de visitas ou estar costuma ser bem menos utilizada hoje, pois normalmente os apartamentos e casas, costumam ter um estar íntimo, um gabinete, um home theather, onde costumam se reunir os familiares. Crianças e adolescentes costumam ficar em seus quartos. Portanto, é facílimo manter a sala de estar. Limpeza e arrumação da mobília, e dos objetos de decoração, que deverão estar bem dispostos, e combinando com o ambiente.

Um comentário:

Obrigada e volte sempre!!! bjs