sexta-feira, 19 de março de 2010

Como Arrumar

Todos nos compartilhamos um segredo: o de acumular.
Mesmo quando organizados, guardamos coisas que não precisamos, ou porque compramos numa "pechincha", ou por acharmos que "um dia" vamos precisar.
A mídia nos empurra todo tipo de produto: seja de gêneros alimentícios, eletrodomésticos, eletrônicos, carros, bebidas, roupas, calçados, acessórios, objetos de decoração, móveis, enfim, uma série de coisas, que, em função de um marketing pesado, e muito bem elaborado, nos fazem crer que tudo é necessário, vantajoso, e vale à pena.
Numa sociedade em que grifes, objetos de arte, celulares do momento tornaram-se mais importantes do que a valorização do indivíduo como pessoa, ficou difícil de controlar a necessidade de consumo.
Crianças aprendem desde cedo a ter vaidade, e já sabem que só serão aceitos em determinadas "tribos", caso se apresentem da maneira que todos se apresentam, quase que uniformizadas. Seja na maneira de cortar os cabelos, de maquiar, de vestir, de usar uma bolsa ou um tênis, ter o óculos da moda, a mochila.... O valor passou a ser dado pelo que se tem, e não pelo que se é.
Muitas vezes, pessoas deixam de ter algo mais necessário, como uma geladeira (a outra está pifando) mas, ter a calça ou o vestido que custa o mesmo preço do objeto de primeira necessidade.
Compramos quase que trimestralmente um novo celular, ou computador, mesmo quando o que temos está novinho, porque outro, de última geração foi lançado, e o "fulano" já tem..
Se por inveja, ou querer ser aceito, ou por simples vaidade, o mundo está cheio de indivíduos vivendo um "padrão" acima do podem ou devem.
E isto não ocorre apenas na classe média ou alta. Vemos diariamente jovens de periferia assaltando e matando, por um tênis de marca, um celular, algumas vezes deixando pessoas com as peças íntimas, para também levar suas vestes.
Assim, vamos acumulando... acumulando! Utilidade e inutilidades...
Os armários e closets viraram uma extensão do shopping center. Só que no shopping, tudo é arrumado para que você possa ver, admirar e querer. Lojas diversas mostram mercadorias enfileiradas, penduradas, com cenários montados, simulando sua sala, seu quarto, sua cozinha.
Mas na sua casa, apartamento ou escritório, se você não soube guardar, acondicionar, organizar, apenas criará uma enorme bagunça, e um caos que vai se tornando cada dia pior.
E como acontece!!
Camisetas dobradas num armário, empilhadas, quando utilizadas, são retiradas do meio do monte, virando todas as demais.
Quantos de nós não experimenta uma, duas, três, quatro roupas, ou sapatos, para sair, e acaba deixando tudo jogado em cima de uma cama, cadeira, ou jogado de volta do armário ou gaveta? É assim que muitas vezes começa.
Depois, na cozinha, tiram um copo, talheres, pratos, pacotes de biscoito, e fica tudo jogado, em cima das mesas ou bancadas. Quem se preocupa em comer e guardar um prato na pia jogando as sobras no lixo?
Bagunças se instalam dessa maneira. As coisas vão se misturando. O que era da sala, fica no gabinete, o que era da cozinha, no quarto, o que era do quarto, fica misturado com tudo!!
O primeiro passo de organizar, é separar.
Amanhã tem mais!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada e volte sempre!!! bjs